Saltar para o conteúdo
    • Notícias
    • Desporto
    • Televisão
    • Rádio
    • RTP Play
    • RTP Palco
    • Zigzag Play
    • RTP Ensina
    • RTP Arquivos
RTP Madeira
  • Notícias
  • Desporto
  • Especiais
  • Programas
  • Programação
  • + RTP Madeira
    Moradas e Telefones Frequências Redes de Satélites

NO AR
Imagem de Meta vai permitir escolher anúncios “menos personalizados” no Facebook e Instagram
foto: Reuters
Sociedade 8 dez, 2025, 15:19

Meta vai permitir escolher anúncios “menos personalizados” no Facebook e Instagram

A tecnológica norte-americana Meta comprometeu-se a deixar que os utilizadores das redes sociais Facebook e Instagram na União Europeia escolham “anúncios menos personalizados”, passando a respeitar a Leis dos Mercados Digitais (DMA), foi hoje anunciado.

Em comunicado, citado pela agência de notícias Efe, a Comissão Europeia reconheceu “o compromisso” daquela plataforma em cumprir a regulamentação europeia.

Em abril, Bruxelas multou a Meta em 200 milhões de euros por ter obrigado os utilizadores do Facebook e do Instagram que quisessem evitar publicidade personalizada a pagar uma assinatura, obrigação que contraria a DMA, que obriga as plataformas a oferecer aos utilizadores a possibilidade gratuita de ver conteúdo que não seja baseado no seu perfil.

Segundo a Comissão Europeia, aponta a Efe, em janeiro de 2026 a Meta vai possibilitar aos utilizadores das suas redes sociais a opção de “partilhar todos os seus dados e ver publicidade personalizada ou optar por partilhar menos dados pessoais, em troca de uma experiência com publicidade personalizada mais limitada”.

Com esta nova política, confirmou o porta-voz da política digital da Comissão, Thomas Regnier, a Meta evitou pagar a multa periódica com que Bruxelas a ameaçava, desde junho, se não corrigisse as suas práticas.

A Comissão Europeia explicou que aguarda agora para ver se a Meta respeita o compromisso e adiantou que, uma vez implementada a nova política de publicidade, vai solicitar à Meta, e a outras partes interessadas, provas sobre o impacto e a aceitação do novo modelo publicitário.

Lusa

Pode também gostar

Imagem de Único candidato à liderança do PS-Madeira quer começar a preparar ciclo eleitoral

Único candidato à liderança do PS-Madeira quer começar a preparar ciclo eleitoral

Imagem de Marítimo perdeu frente ao Sporting

Marítimo perdeu frente ao Sporting

Imagem de Custo de cabaz alimentar de bens básicos aumentou 15%

Custo de cabaz alimentar de bens básicos aumentou 15%

Imagem de Madeira vai receber um encontro engenheiros da Macaronésia (vídeo)

Madeira vai receber um encontro engenheiros da Macaronésia (vídeo)

Imagem de Sara Jardim é candidata da Iniciativa Liberal à Camara do Funchal (vídeo)

Sara Jardim é candidata da Iniciativa Liberal à Camara do Funchal (vídeo)

Imagem de Povo decide como investir 5 milhões (vídeo)

Povo decide como investir 5 milhões (vídeo)

Imagem de Madeira reúne reivindicações europeias em documento único

Madeira reúne reivindicações europeias em documento único

Imagem de JPP quer Funchal sustentável (áudio)

JPP quer Funchal sustentável (áudio)

Imagem de Há mais alunos a chumbar, contrariando tendência dos últimos anos

Há mais alunos a chumbar, contrariando tendência dos últimos anos

Imagem de Decisão sobre terceira dose da vacina cabe à DGS

Decisão sobre terceira dose da vacina cabe à DGS

PUB
RTP Madeira

Siga-nos nas redes sociais

Siga-nos nas redes sociais

  • Aceder ao Facebook da RTP Madeira
  • Aceder ao Instagram da RTP Madeira

Instale a aplicação RTP Play

  • Descarregar a aplicação RTP Play da Apple Store
  • Descarregar a aplicação RTP Play do Google Play
  • Redes de Satélites
  • Frequências
  • Moradas e Telefones
Logo RTP RTP
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube
  • flickr
    • NOTÍCIAS
    • DESPORTO
    • TELEVISÃO
    • RÁDIO
    • RTP ARQUIVOS
    • RTP Ensina
    • RTP PLAY
      • EM DIRETO
      • REVER PROGRAMAS
    • CONCURSOS
      • Perguntas frequentes
      • Contactos
    • CONTACTOS
    • Provedora do Telespectador
    • Provedora do Ouvinte
    • ACESSIBILIDADES
    • Satélites
    • A EMPRESA
    • CONSELHO GERAL INDEPENDENTE
    • CONSELHO DE OPINIÃO
    • CONTRATO DE CONCESSÃO DO SERVIÇO PÚBLICO DE RÁDIO E TELEVISÃO
    • RGPD
      • Gestão das definições de Cookies
Política de Privacidade | Política de Cookies | Termos e Condições | Publicidade
© RTP, Rádio e Televisão de Portugal 2025