Os avisos decorrem de indicações o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), tendo a autoridade marítima regional indicado que o aviso de mau tempo é classificado como sendo de sinal 1, o que corresponde a vento com força entre os 63 e os 74 quilómetros por hora ou superior.
Por isso, recomenda aos proprietários e armadores das embarcações que “adotem as devidas precauções por forma a garantirem a segurança das mesmas”.
No caso do prolongamento dos outros avisos que estavam em vigor até às 8h00 de sábado, a capitania aponta que o vento será “muito fresco, por vezes muito forte até ao meio da manhã” e a visibilidade no mar deve ser “boa a moderada, por vezes fraca”.
Quanto à ondulação, na costa norte as vagas devem apresentar-se entre os quatro e os seis metros, sendo até os quatro metros na parte sul.
Face a esta situação meteorológica, a capitania recomenda a toda a comunidade marítima e à população em geral cuidados a ter, tanto na preparação de uma ida para o mar, como quando estão no mar ou em zonas costeiras.
Entre as indicações estão o reforço da amarração e vigilância apertada das embarcações atracadas e fundeadas, evitar passeios junto ao mar ou em zonas expostas à agitação marítima e não praticar a atividade da pesca lúdica, em especial junto às falésias e zonas de arriba frequentemente atingidas pela rebentação das ondas.
O mau tempo levou a concessionária da linha marítima entre as ilhas da Madeira e Porto Santo a cancelar as viagens programadas para sexta-feira e sábado.
Lusa