Saltar para o conteúdo
    • Notícias
    • Desporto
    • Televisão
    • Rádio
    • RTP Play
    • RTP Palco
    • Zigzag Play
    • RTP Ensina
    • RTP Arquivos
RTP Madeira
  • Notícias
  • Desporto
  • Especiais
  • Programas
  • Programação
  • + RTP Madeira
    Moradas e Telefones Frequências Redes de Satélites

NO AR
Imagem de Mais de 80% dos media em Portugal já difundiu notícias falsas baseadas nas redes sociais
Sociedade 15 fev, 2023, 14:05

Mais de 80% dos media em Portugal já difundiu notícias falsas baseadas nas redes sociais

Oitenta e três por cento dos meios de comunicação em Portugal já difundiu notícias falsas baseadas nas redes sociais, mantendo-se nas redações os métodos de verificação tradicionais, apesar do reforço feito a este nível, segundo dados do observatório Iberifier.

De um conjunto de entrevistas realizadas pelo Observatório Ibérico de Media Digitais (Iberifier), em setembro e outubro de 2022, a 17 diretores e editores de empresas de comunicação social em Portugal, resultou que mais de metade (58,0%) dos órgãos de comunicação não possuem protocolo de verificação da informação e cerca de 80,0% não teve formação acrescida sobre verificação de factos.

De acordo com os resultados hoje divulgados, a maioria dos entrevistados considera que “os portugueses reconhecem o trabalho desenvolvido pelos vários meios tradicionais”, sendo mencionada “a existência de um canal público visto como ‘âncora’, a associação de jornalismo ao telejornal e a ausência de grandes escândalos relacionados com a atuação dos media”.

Contudo, um terço dos entrevistados considera que o sentimento de confiança nos media em Portugal “pode estar relacionado com a iliteracia dos portugueses”, o “fraco sentido crítico” e a “deferência em relação ao poder instituído”, havendo quem assinale ainda a “excessiva tolerância dos portugueses”.

Ao nível das questões laborais, os jornalistas reclamam mais respeito pelas escalas de trabalho e pelo tempo de descanso, o direito à vida familiar e ao ‘desligar’, melhores salários e contratos e mais formação.

Consensual entre os diretores e editores inquiridos é a necessidade de diferenciar os conteúdos jornalísticos dos restantes (recorrendo, por exemplo, a ‘etiquetas de diferenciação que possam orientar os leitores’), defendendo-se também uma maior aposta na literacia dos cidadãos e uma regulação e fiscalização mais apertadas.

A sustentabilidade dos media e o desafio de encontrar um modelo de negócio viável é o problema mais apontado, com alguns diretores – “sobretudo de meios de comunicação mais recentes” – a defenderem que o jornalismo não deve ser visto como um negócio e a afirmarem preferir que o jornalismo abdique da publicidade.

Contudo, a maioria dos inquiridos defende que o caminho para a sustentabilidade passa pela diversificação de receitas, apontando uma conjugação de modelos de financiamento e enaltecendo o papel do apoio privado em diferentes modalidades, como bolsas ou projetos específicos.

Relativamente ao financiamento público dos meios de comunicação, “parece haver algum consenso para a possibilidade de este apoio não ter de ser necessariamente monetário”, podendo concretizar-se através de apoios fiscais.

“A ser monetário, fica sempre a ressalva de dever ser transversal aos meios e realizado de forma transparente”, refere o Iberifier.

Promovido pela Comissão Europeia e associado ao Observatório Europeu de Media Digitais (EDMO), o Iberifier é um observatório de media digitais em Portugal e Espanha que visa combater a desinformação.

O projeto é coordenado pela Universidade de Navarra, Espanha, mas tem como principal parceiro o ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa. No total, integra 12 universidades, cinco organizações de verificação e agências de notícias (entre as quais a agência Lusa) e seis centros de investigação multidisciplinares.
Lusa

Pode também gostar

Imagem de EasyJet ultrapassa 6 milhões de passageiros em Portugal

EasyJet ultrapassa 6 milhões de passageiros em Portugal

Imagem de Covid-19: Câmara de Lobos recebe máscaras produzidas por jovem designer

Covid-19: Câmara de Lobos recebe máscaras produzidas por jovem designer

Imagem de Henrique Araújo renova com o Benfica até 2027

Henrique Araújo renova com o Benfica até 2027

Imagem de Livro homenageia capelães militares (vídeo)

Livro homenageia capelães militares (vídeo)

Imagem de Paulo Fidalgo orgulhoso do 6º lugar alcançado no Campeonato da Europa em Andebol

Paulo Fidalgo orgulhoso do 6º lugar alcançado no Campeonato da Europa em Andebol

Imagem de Francisco Abreu e a equipa Novadriver terminam primeira corrida do Campeonato Nacional de Velocidade Turismos no segundo lugar do pódio

Francisco Abreu e a equipa Novadriver terminam primeira corrida do Campeonato Nacional de Velocidade Turismos no segundo lugar do pódio

Imagem de Mais 66 casos e dois óbitos

Mais 66 casos e dois óbitos

Imagem de Não há novos casos de Covid-19 na Madeira

Não há novos casos de Covid-19 na Madeira

Imagem de Portugal goleia Marrocos e conquista torneio de Pinatar de sub-17

Portugal goleia Marrocos e conquista torneio de Pinatar de sub-17

Imagem de Madeira recorda António Aragão (vídeo)

Madeira recorda António Aragão (vídeo)

PUB
RTP Madeira

Siga-nos nas redes sociais

Siga-nos nas redes sociais

  • Aceder ao Facebook da RTP Madeira
  • Aceder ao Instagram da RTP Madeira

Instale a aplicação RTP Play

  • Descarregar a aplicação RTP Play da Apple Store
  • Descarregar a aplicação RTP Play do Google Play
  • Redes de Satélites
  • Frequências
  • Moradas e Telefones
Logo RTP RTP
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube
  • flickr
    • NOTÍCIAS
    • DESPORTO
    • TELEVISÃO
    • RÁDIO
    • RTP ARQUIVOS
    • RTP Ensina
    • RTP PLAY
      • EM DIRETO
      • REVER PROGRAMAS
    • CONCURSOS
      • Perguntas frequentes
      • Contactos
    • CONTACTOS
    • Provedora do Telespectador
    • Provedora do Ouvinte
    • ACESSIBILIDADES
    • Satélites
    • A EMPRESA
    • CONSELHO GERAL INDEPENDENTE
    • CONSELHO DE OPINIÃO
    • CONTRATO DE CONCESSÃO DO SERVIÇO PÚBLICO DE RÁDIO E TELEVISÃO
    • RGPD
      • Gestão das definições de Cookies
Política de Privacidade | Política de Cookies | Termos e Condições | Publicidade
© RTP, Rádio e Televisão de Portugal 2025