A secretária regional do Ambiente e Recursos Naturais da Madeira, Susana Prada, anunciou hoje que a parceria entre privados e governo do arquipélago para a limpeza de terrenos para evitar incêndios já abrangeu 145 hectares.
"Ao todo são já 145 hectares de zonas limpas bem visíveis que nesta altura de calor previnem os incêndios", afirmou a secretária, numa visita à zona envolvente da Estação de Tratamento de Resíduos Sólidos da Meia Serra, no Funchal.
O Governo Regional está a limpar mais 27 hectares de terreno florestal, sobretudo plantas invasoras, altamente combustíveis, na área envolvente à estação.
"Trata-se de uma instalação estratégica para a região, pelo que os seus trabalhadores e a própria estação têm de ser protegidos dos incêndios", já que no seu interior há materiais combustíveis, biomassa, pneus e óleos, referiu.
A operação será feita durante os próximos três meses, num investimento de 50 mil euros que visa diminuir o risco de incêndio naquele local. No outono será necessário reflorestar "para evitar as aluviões".
O executivo regional tem estado a executar limpezas quer em terrenos propriedade da região, quer em terrenos privados, já que desde 15 de junho que está ativo na Madeira o Plano Operacional de Combate aos Incêndios Florestais, permanecendo em curso até 15 de outubro.
A governante já tinha afirmado, recentemente, que a limpeza de terrenos privados na Região Autónoma da Madeira tem financiamento de até 85% através de um programa regional.
LUSA