A Madeira reforçou a “capacidade de resposta ao nível da busca e salvamento costeiros, através da assinatura de um protocolo de colaboração entre o Serviço Regional de Proteção Civil da Madeira (SRPCM) e o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM)”. A assinatura do acordo aconteceu hoje em Lisboa e contou com a presença do secretário regional da Saúde, Pedro Ramos.
A informação enviada pelo governo madeirense dá conta que a cooperação pretende “melhorar a articulação entre o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU-MAR) do INEM, que tem como objetivo a receção das chamadas de socorro e aconselhamento por parte do MRCC (Maritime Rescue Coordination Centre) na área da emergência pré-hospitalar e o serviço integrado de comunicações/SEMER do SRPC- Madeira reforçando a capacidade de resposta de Portugal, no âmbito das suas responsabilidades no que concerne à assistência telemédica marítima e ainda, criar as condições para garantir uma redundância operacional ao CODU-MAR”.
O INEM é a entidade nacional responsável por um serviço de assistência telemédico marítimo e o SRPC –Madeira a entidade regional com competências na emergência pré-hospitalar. Com estes novos procedimentos vai passar a haver um aumento de eficiência na resposta.
O Presidente do Serviço Regional de Proteção Civil da Madeira, Capitão José Dias, “considera esta cooperação essencial face ao fluxo de transportes marítimo na área circundante à ilha”.