Em 2021, os Portos da Madeira assumiram um novo posicionamento e o Funchal recuperou a liderança de escalas dos portos portugueses. A Madeira está nomeada para os ‘World Cruise Awards’, na categoria de melhor destino europeu de cruzeiros, o que acontece pela primeira vez. A região autónoma disputa esta distinção com Atenas, Barcelona, Croácia, Kotor (Montenegro), Lisboa, Londres, Mónaco, Nice Costa D´Azur, Oslo e Roma. A votação decorre até dia 7 de agosto.
Para Rui Barreto, Secretário Regional da Economia, os ‘World Cruise Awards’ visam “reconhecer, premiar e celebrar a excelência no setor global de cruzeiros. Por isso, só a nomeação, já nos deixa profundamente satisfeitos, pois é o reconhecimento do trabalho realizado na região, em prol do turismo de cruzeiros, que tem permitido à Madeira ocupar um lugar de destaque a nível nacional no que se refere ao número de escalas, assim como de passageiros”, acrescentou.
Paula Cabaço, Presidente do Conselho de Administração da APRAM, lembra que os dois últimos anos foram “difíceis para a indústria de cruzeiros, devido à pandemia, mas simultaneamente foram pautados por um grande espírito de união e de diálogo entre todos os parceiros do setor, o que tornou possível uma retoma efetiva da atividade nos nossos portos a partir de outubro do ano passado.