O Governo da Madeira já pôs em prática 93% das medidas definidas na Estratégia Clima Madeira, um documento orientador das políticas regionais para as questões climáticas, aprovado em 2015, informou hoje a secretária do Ambiente e Recursos Naturais.
"O Governo Regional tudo fará para garantir o futuro às gerações vindouras", assegurou Susana Prada, na sessão de abertura do Encontro Anual da Comunidade de Adaptação às Alterações Climáticas da região autónoma, uma estrutura que acompanha o desenvolvimento da estratégia governamental.
O encontro decorre durante o dia de hoje no Funchal.
A secretária do Ambiente e Recursos Naturais sublinhou que as medidas postas em prática dizem respeito à avaliação de riscos e sistemas de proteção, investimentos de recuperação de infraestruturas, limpeza e reflorestação.
Susana Prada salientou também medidas ao nível da requalificação de sistemas de abastecimento e de redução de desperdício, de proteção da biodiversidade e de conservação da natureza, bem como de sensibilização da população.
"Não existem dúvidas: as alterações climáticas são uma das maiores ameaças que todos enfrentamos no século XXI", advertiu, sublinhando que é um "dever" de quem representa a população definir estratégias, criar estruturas e condições de combate às alterações climáticas.
LUSA