A secretária regional do Ambiente e Recursos Naturais da Madeira disse hoje que a criação da carreira de Técnico de Espaços Verdes tem como objetivo cuidar e preservar uma das principais atrações da região, que é a sua paisagem.
"Porque apenas com profissionais qualificados, experientes e capacitados poderemos cuidar de uma das nossas imagens de marca, a paisagem, urge aprovar a carreira especial de técnico de espaços verdes da Região Autónoma da Madeira", disse a governante, na Assembleia Legislativa, durante a discussão da proposta de Decreto Legislativo Regional, apresentada pelo Governo Regional, de criação da carreira especial de Técnico de Espaços Verdes.
"A paisagem desempenha um papel crucial num arquipélago com as características da Madeira constituindo o seu maior atrativo turístico do qual os jardins e os espaços verdes constituem um importante nicho, justificando a necessidade de preservar e manter a qualidade dos mesmos para o que se torna imprescindível a existência de recursos humanos especialmente aptos e com formação específica na sua instalação e manutenção", refere a proposta de diploma.
A secretária regional lembrou que "o arquipélago da Madeira é detentor de um invejável património natural e paisagístico que o caracteriza e o distingue dos demais destinos insulares".
José Manuel Rodrigues, deputado do CDS/PP, salientou a importância da paisagem da Madeira e desafiou o Governo Regional a criar também o "Plano de Recuperação da Paisagem da Madeira".
Os partidos (PSD, PS, CDS/PP, PCP, BE, JPP, PTP e deputado não inscrito) com assento na ALM manifestaram-se favoráveis à criação da carreira especial de Técnico de Espaços Verdes.
LUSA