O resto do território de Portugal continental, com exceção do distrito de Portalegre, com um risco ‘moderado’, apresenta um risco ‘elevado’.
Com este risco de radiação estão também os grupos ocidental e central dos Açores. Neste arquipélago, apenas o grupo oriental tem um risco ‘moderado’.
Para as regiões com risco ‘Muito Elevado’ e ‘Elevado’, o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol e protetor solar, além de desaconselhar a exposição das crianças ao sol.
Os índices UV variam entre menor do que 2, em que o UV é ‘Baixo’, 3 a 5 (‘Moderado’), 6 a 7 (‘Elevado’), 8 a 10 (‘Muito Elevado’) e superior a 11 (‘Extremo’).
Para hoje, o IPMA prevê para Portugal continental céu geralmente pouco nublado, apresentando-se muito nublado e com ocorrência de aguaceiros até ao fim da manhã na região Norte e temporariamente durante a tarde nas regiões do interior Norte e Centro.
O vento soprará fraco a moderado, 10 a 30 quilómetros por hora (km/h), moderado a forte, 30 a 45 km/h, com rajadas até 70 km/h no Algarve e forte, 40 a 55 km/h, com rajadas até 80 km/h nas terras altas.
Para os Açores são esperados períodos de céu muito nublado com abertas e aguaceiros e na Madeira são aguardados períodos de céu muito nublado e aguaceiros em geral fracos.
LUSA