Saltar para o conteúdo
    • Notícias
    • Desporto
    • Televisão
    • Rádio
    • RTP Play
    • RTP Palco
    • RTP Zig Zag
    • RTP Ensina
    • RTP Arquivos
RTP Madeira
  • Notícias
  • Desporto
  • Especiais
  • Programas
  • Programação
  • + RTP Madeira
    Moradas e Telefones Frequências Redes de Satélites

NO AR
Má nutrição pode potenciar doenças cardíacas nos filhos
Sociedade 30 jun, 2021, 12:26

Má nutrição pode potenciar doenças cardíacas nos filhos

A má nutrição durante a gravidez tem «um forte impacto no coração do feto», aumentando o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares a longo prazo, concluiu um estudo divulgado hoje pela Universidade de Coimbra (UC).

Desenvolvido por uma equipa de investigadores do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) da UC, o estudo – que pretendeu avaliar se a subnutrição materna provoca alterações ao nível das mitocôndrias (os organelos celulares produtores de energia) no coração dos fetos – sugere que “estes bebés deverão receber seguimento médico ao longo da vida, dado o seu risco aumentado para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares”.

Segundo os resultados da investigação, realizada com recurso a um modelo animal, uma redução moderada de 30% na quantidade de alimento fornecida às mães durante a gravidez produz alterações profundas na função das mitocôndrias cardíacas dos bebés, sublinha a UC, numa nota enviada hoje à agência Lusa.

Verificou-se que “estas alterações interferem na forma como as mitocôndrias produzem energia e na forma como estas participam em várias funções celulares indispensáveis, o que pode promover o aparecimento de disfunções cardíacas mais cedo na idade adulta”.

De uma forma inovadora e controlada, “foi possível estabelecer uma relação de causa entre a alimentação das mães durante a gravidez e a função cardíaca dos descendentes”, explica Susana Pereira, primeira autora do artigo científico e investigadora do CNC-UC e do CIAFEL – Centro de Investigação em Atividade Física, Saúde e Lazer, da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (UP).

“Este trabalho tornou evidente uma relação que há muito suspeitávamos existir, agora torna-se essencial definir qual a alimentação ideal durante a gravidez para potenciar a saúde dos descendentes”, sustenta a investigadora.

Também se observou que o efeito da subnutrição durante a gravidez é mais acentuado no coração dos fetos do sexo masculino. Esta diferença, segundo os autores, pode explicar a diferente suscetibilidade de homens e mulheres para doenças cardíacas durante a vida.

Este trabalho, já publicado na revista científica Clinical Science, faz parte de um projeto alargado, iniciado em 2009, que pretende identificar os efeitos da nutrição durante a gravidez na saúde dos fetos, nomeadamente ao nível da função da mitocôndria, e que, além da UC e da UP, envolve duas universidades dos EUA – do Wyoming e do Texas Health Science Center, em San Antonio.

Paulo Oliveira, líder de grupo no CNC-UC e também autor do estudo, esclarece que, “juntamente com outros artigos resultantes deste projeto”, conclui-se que “a subnutrição e a sobrenutrição durante a gravidez têm efeitos muito semelhantes na função mitocondrial da descendência, promovendo alterações que poderão explicar a maior suscetibilidade a doenças hepáticas, renais ou cardíacas observadas em filhos de mães sobre ou subnutridas durante a gravidez”.

As alterações na estrutura e função mitocondrial cardíaca devido à má nutrição materna estão implicadas na programação do desenvolvimento cardíaco e provavelmente influenciam a saúde cardíaca a longo prazo.

Por isso, concluem Paulo Oliveira e Susana Pereira, os resultados deste estudo “podem contribuir para o desenvolvimento de novos biomarcadores para o diagnóstico precoce, permitindo intervenções oportunas para melhorar a saúde cardiovascular ao longo da vida”.

C/Lusa 

Pode também gostar

Papa, líderes religiosos e cientistas fazem apelo urgente

Papa, líderes religiosos e cientistas fazem apelo urgente

Bispo relembra visita do Papa à Madeira (áudio)

Bispo relembra visita do Papa à Madeira (áudio)

Madeira regista valor de renda em novos contratos acima da média nacional

Madeira regista valor de renda em novos contratos acima da média nacional

Finnair inaugura voos entre Madeira e Helsínquia na próxima semana

Finnair inaugura voos entre Madeira e Helsínquia na próxima semana

Negociações para melhorar a carreira dos médicos estão em curso (vídeo)

Negociações para melhorar a carreira dos médicos estão em curso (vídeo)

Vulcão Merapi entrou hoje em erupção

Vulcão Merapi entrou hoje em erupção

Madeira continua a ser «estratégica» para a TAP (áudio)

Madeira continua a ser «estratégica» para a TAP (áudio)

Intervenção na rede de água esta tarde em São Roque

Intervenção na rede de água esta tarde em São Roque

Covid no Centro de Saúde Porto Santo

Covid no Centro de Saúde Porto Santo

Madeira assinala Dia do Armistício (vídeo)

Madeira assinala Dia do Armistício (vídeo)

PUB

Siga-nos nas redes sociais

Siga-nos nas redes sociais

  • Aceder ao Facebook da RTP Madeira
  • Aceder ao Instagram da RTP Madeira

Instale a aplicação RTP Play

  • Descarregar da Apple Store
  • Descarregar do Google Play
  • Redes de Satélites
  • Frequências
  • Moradas e Telefones
Logo RTP RTP
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube
  • flickr
    • NOTÍCIAS
    • DESPORTO
    • TELEVISÃO
    • RÁDIO
    • RTP ARQUIVOS
    • RTP Ensina
    • RTP PLAY
      • EM DIRETO
      • REVER PROGRAMAS
    • CONCURSOS
      • Perguntas frequentes
      • Contactos
    • CONTACTOS
    • Provedora do Telespectador
    • Provedora do Ouvinte
    • ACESSIBILIDADES
    • Satélites
    • A EMPRESA
    • CONSELHO GERAL INDEPENDENTE
    • CONSELHO DE OPINIÃO
    • CONTRATO DE CONCESSÃO DO SERVIÇO PÚBLICO DE RÁDIO E TELEVISÃO
    • RGPD
      • Gestão das definições de Cookies
Política de Privacidade | Política de Cookies | Termos e Condições | Publicidade
© RTP, Rádio e Televisão de Portugal 2026