Contará, para o efeito, com a presença, na Região, da Coordenadora Pedagógica do mesmo, a nível nacional, Professora Doutora Isabel Baltazar.
De manhã, pelas 11h30, realizar-se-á uma visita à Escola onde a Coordenadora contactará com o Conselho Executivo, com as Coordenadoras do Projeto e com os alunos “Jovens embaixadores do Parlamento Europeu”, no sentido de inteirar-se do trabalho já realizado, assim como do que será desenvolvido ao longo do ano.
À tarde, pelas quinze horas, e fazendo coincidir esta visita com o facto de a Coordenadora Nacional do Projeto ser Co-coordenadora, a par da Professora Doutora Alice Cunha e da Doutora Isabel Lousada, da obra Dicionário As Mulheres e a Unidade Europeia, esta será apresentada na Assembleia Legislativa Regional, cerimónia que será presidida pelo seu Presidente e que contará com a presença do Presidente do Governo Regional, do Secretário Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, assim como de deputados e de outras entidades. Estarão, ainda presentes representantes das diversas Escolas Embaixadoras do Parlamento Europeu, na Região, convidadas especiais para esta cerimónia. Estará presente, nesta ocasião, também, a Chefe de Edições da Assembleia da República, Dra. Teresa Paulo que se desloca à Região para o efeito.
Para a Escola Secundária Jaime Moniz, trata-se de um momento muito significativo sobretudo pelo facto de poder contar com o alto patrocínio do Presidente da Assembleia Legislativa Regional que, desse modo, honra o evento e sublinha a importância que os Parlamentos assumem – enquanto “Casas da Democracia” – na disseminação dos valores europeus e numa construção participada do futuro da Europa, enquanto União.
O projeto valoriza, antes de mais, a opinião dos jovens, as dimensões formais e não-formais da Educação e assume uma participação ativa na construção dos projetos de vida dos mesmos. O edifício europeu, a formação de gerações cada vez mais competentes para responder aos múltiplos desafios que a União enfrenta, constitui uma parte muito importante da formação cívica e cidadã dos jovens deste presente.
Da manutenção da paz, às difíceis questões da saúde (a das pessoas e a do planeta), os jovens que assumirão os destinos europeus terão de enfrentar crises cuja resposta não poderá vacilar em termos de preservação dos valores europeus: os da dignidade dos seres humanos, da liberdade, da democracia e do Estado de Direito (para nomear apenas alguns).
No discurso de 2021 sobre o Estado da União, a Presidente Ursula von der Leyen recordou Robert Schuman que afirmou, em tempos, o seguinte: “A Europa necessita de uma alma, de um ideal, e da vontade política para servir esse ideal” e, servindo-se do sentido desta frase, caracterizou o momento que vivemos elevando a resposta, conjunta e unânime, da União Europeia à crise pandémica.
Afirmou, ainda, que: “enquanto a pandemia perdura, a nossa sociedade continua a sofrer — profundamente. Há corações que nunca poderemos remendar, histórias de vida que nunca poderemos concluir e tempo que nunca poderemos devolver aos nossos jovens. Enfrentamos desafios novos e duradouros num mundo que recupera — e se fratura — de forma desigual. (…) O que me dá essa confiança é a inspiração que podemos retirar dos jovens europeus. Porque os nossos jovens deram significado a palavras como empatia e solidariedade. Eles acreditam que temos uma responsabilidade para com o planeta. E, embora estejam preocupados com o futuro, estão determinados em melhorá-lo”.
Assim, capacitar os jovens para que, de acordo com as suas múltiplas valências, se sintam autónomos e livres para responder às crises e edificar uma Europa cada vez melhor porque mais unida é muito mais do que realizar um projeto escolar, é participar na construção de muitos sonhos de amanhãs melhores