Já próxima terça-feira, dia 16 de novembro, subordinada ao tema “A sustentabilidade do turismo na RAM em fase de recuperação do impacte do Covid-19”.
A aula, que vai acontecer entre as 16h e as 18h, na Sala do Senado, no piso -2 do Campus da Penteada, no âmbito da Licenciatura em Direção e Gestão Hoteleira, vai contar com a presença do Reitor da UMa, Sílvio Fernandes; da Pró-Reitora, Susana Teles; e da Presidente da Escola Superior de Tecnologias e Gestão, Frederica Gonçalves.
João Carlos Nunes Abreu, nasceu no Funchal, na freguesia de São Pedro, a 5 de dezembro de 1935. Exerceu o cargo de Secretário Regional do Turismo no Governo da Região Autónoma da Madeira durante 23 anos (1984-2007).
Em 1991, João Carlos Abreu recebeu a "Medalha de Honra Municipal" do Município de São Vicente pelos trabalhos de recuperação da Vila e, em dezembro de 2003, foi-lhe atribuído o doutoramento “Honoris Causa” em Ciências Sociais, pela Universidade de San Cyrillo.
Em novembro de 2005, foi condecorado pelo Presidente da República, Dr. Jorge Sampaio, com o grau de “Grande Oficial da Ordem de Mérito” e, em setembro de 2007, dia Mundial de Turismo, foi homenageado pelo Estado Português com a medalha de ouro de mérito. No Dia da Região Autónoma da Madeira e das Comunidades Madeirenses (1 de julho de 2008), recebeu do Governo Regional da Madeira a " Insígnia Cordão Valor em Ouro".
A 11 de abril 2013 foi-lhe atribuída a Medalha de Mérito Cultural "Jorge Amado" pelo Instituto Brasileiro de Culturas Internacionais e, em 2014, recebeu o "Diploma de Honra e Mérito – Portugueses de Valor" pelo contributo demonstrado em prol das Comunidades Portuguesas.
Em 2001, o Governo Regional da Madeira adquiriu um edifício do século XIX, na Calçada do Pico, no Funchal, (Centro Cívico e Cultural de Santa Clara – "Universo de Memórias João Carlos Abreu") para acolher a vasta coleção de artes decorativas doada à Região pelo antigo Secretário Regional do Turismo. O espólio, constituído por cerca de dez mil peças, é resultado das inúmeras viagens e experiências de João Carlos Abreu.
Atualmente, é presidente da CRIAMAR – Associação de Solidariedade Social para o Desenvolvimento e Apoio a crianças e Jovens.