Saltar para o conteúdo
    • Notícias
    • Desporto
    • Televisão
    • Rádio
    • RTP Play
    • RTP Palco
    • RTP Zig Zag
    • RTP Ensina
    • RTP Arquivos
RTP Madeira
  • Notícias
  • Desporto
  • Especiais
  • Programas
  • Programação
  • + RTP Madeira
    Moradas e Telefones Frequências Redes de Satélites

NO AR
Jejum intermitente mais eficaz para controlar saúde intestinal e peso
Sociedade 2 jun, 2024, 11:43

Jejum intermitente mais eficaz para controlar saúde intestinal e peso

O jejum intermitente é mais eficaz a melhorar a saúde intestinal e o controlo do peso do que a simples restrição calórica, segundo um estudo realizado em vários centros de investigação norte-americanos.

De acordo com as conclusões publicadas na revista Nature Communications, e hoje divulgadas pela Europa Press, os participantes que seguiram um regime de jejum intermitente e de ingestão espaçada de proteínas ao longo do dia, registaram uma melhoria da saúde intestinal, da perda de peso e das respostas metabólicas.

O estudo, conduzido pela Universidade do Estado do Arizona, concluiu que os resultados foram claramente superiores aos observados apenas no grupo que fez restrição calórica, num total de 41 pessoas, durante oito semanas.

Os investigadores compararam os efeitos de duas intervenções dietéticas de baixas calorias: uma dieta saudável para o coração de restrição calórica contínua e um regime de restrição calórica que incorpora jejum intermitente e controlo de proteínas.

Os indivíduos do grupo de jejum intermitente e de controlo proteico apresentaram uma diminuição dos sintomas de problemas gastrointestinais e um aumento da diversidade do microbioma intestinal em comparação com os do grupo de restrição calórica.

O protocolo de jejum intermitente aumentou os micróbios benéficos no intestino que têm sido associados a um tipo de corpo magro e a uma melhor saúde geral.

Além disso, aumentou os níveis de certas proteínas (citocinas) no sangue associadas à perda de peso, bem como os subprodutos de aminoácidos que promovem a queima de gordura.

O microbioma intestinal ajuda a decompor os alimentos, a produzir vitaminas e a apoiar a absorção de nutrientes. Está também envolvido no desenvolvimento e funcionamento do sistema imunitário, protegendo o corpo de agentes patogénicos nocivos, e regula fortemente o metabolismo, influenciando o peso corporal, o armazenamento de gordura e a sensibilidade à insulina.

A restrição calórica, o jejum intermitente (limitar a ingestão de alimentos a determinados intervalos de tempo durante alguns dias) e o ritmo proteico (ingestão controlada de proteínas em refeições específicas) demonstraram afetar o peso e a composição corporal, mas até agora o efeito destas modificações dietéticas no microbioma intestinal não era claro.

Apesar de os dois grupos de voluntários terem uma ingestão média semanal de energia semelhante, o grupo do jejum intermitente e da estimulação proteica registou uma maior perda de peso e redução de gordura, com uma perda média de 8,81% do seu peso corporal inicial, contra uma média de 5,4% do outro conjunto.

Além disso, os participantes que seguiram o jejum intermitente e a dieta proteica registaram uma redução da gordura corporal total, incluindo a gordura abdominal e a gordura abdominal profunda, e um aumento da percentagem de massa corporal magra.

Pode também gostar

Na Madeira, 9% dos bebés nascem antes do tempo

Na Madeira, 9% dos bebés nascem antes do tempo

Zelensky alvo de três tentativas de assassinato

Zelensky alvo de três tentativas de assassinato

Covid-19. Hotel Vila Baleira cancela operação charter de Itália até 29 de maio

Covid-19. Hotel Vila Baleira cancela operação charter de Itália até 29 de maio

Seis mortes e mais 1.020 casos

Seis mortes e mais 1.020 casos

Os exames nacionais arrancaram hoje

Os exames nacionais arrancaram hoje

Pico do Arieiro na rota do primeiro dia do ano

Pico do Arieiro na rota do primeiro dia do ano

Francisco Franco é a escola com médias mais altas nos exames de 12.º ano (áudio)

Francisco Franco é a escola com médias mais altas nos exames de 12.º ano (áudio)

Franceses residentes na Madeira só podem votar nas eleições presidenciais por procuração

Franceses residentes na Madeira só podem votar nas eleições presidenciais por procuração

Covid-19: Rússia tem menos de 10.000 casos diários pela primeira vez desde o início de maio

Covid-19: Rússia tem menos de 10.000 casos diários pela primeira vez desde o início de maio

Uber chega à Madeira

Uber chega à Madeira

PUB

Siga-nos nas redes sociais

Siga-nos nas redes sociais

  • Aceder ao Facebook da RTP Madeira
  • Aceder ao Instagram da RTP Madeira

Instale a aplicação RTP Play

  • Descarregar da Apple Store
  • Descarregar do Google Play
  • Redes de Satélites
  • Frequências
  • Moradas e Telefones
Logo RTP RTP
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube
  • flickr
    • NOTÍCIAS
    • DESPORTO
    • TELEVISÃO
    • RÁDIO
    • RTP ARQUIVOS
    • RTP Ensina
    • RTP PLAY
      • EM DIRETO
      • REVER PROGRAMAS
    • CONCURSOS
      • Perguntas frequentes
      • Contactos
    • CONTACTOS
    • Provedora do Telespectador
    • Provedora do Ouvinte
    • ACESSIBILIDADES
    • Satélites
    • A EMPRESA
    • CONSELHO GERAL INDEPENDENTE
    • CONSELHO DE OPINIÃO
    • CONTRATO DE CONCESSÃO DO SERVIÇO PÚBLICO DE RÁDIO E TELEVISÃO
    • RGPD
      • Gestão das definições de Cookies
Política de Privacidade | Política de Cookies | Termos e Condições | Publicidade
© RTP, Rádio e Televisão de Portugal 2026