O conceito GSO foi desenvolvido durante sua primeira produção, “SkyLight”, em colaboração com a União Astronómica Internacional (IAU) e eleito pelas Nações Unidas como uma iniciativa oficial do Ano Internacional da Luz 2015. Em 2019 arrancou o projeto Erasmus+ Global Science Opera for Schools (GSO4SCHOOL), que está diretamente ligado à formação de professores e à criação de recursos pedagógicos de suporte ao GSO.
Participar no GSO significa criar uma performance artística com os alunos sobre um tópico científico e, caso seja possível, colaborar com escolas de outros países na sua criação. Esta performance pode assumir a forma de uma cena teatral, uma dança, a composição de uma música, canto, criação de cenário, storry-telling, poesia, etc.
Esta abordagem deixa uma grande liberdade para a criatividade. Este ano, o tema será a Recuperação de Ecossistemas. O foco será num dos principais ecossistemas locais, mas os docentes e alunos podem escolher o seu próprio subtópico, adaptado à sua área.
Portugal participará, em 2021, com três escolas, tendo a Escola Secundária Jaime Moniz sido convidada pelo NUCLIO (Núcleo Interativo de Astronomia), com o qual tem colaborado ativamente nos últimos anos, salientando-se o projeto Erasmus+ KA2, IDiverSE (Island Diversity for Science Education).
No dia 30 de junho de 2021, os alunos e docentes da escola Secundária Jaime Moniz que estão a participar no GSO realizaram uma saída de campo ao Fanal e Chão dos Louros (reservas naturais e locais de lazer) a fim de filmarem a performance artística na qual têm vindo a trabalhar desde março deste ano.