Na sequência de um alerta recebido ontem, dia 3 de janeiro, pelas 17:40 horas, através do SRPC IP-RAM, a informar que um casal se encontrava isolado na zona da Fajã das Palhas devido à subida da maré, foi de imediato ativado para o local uma embarcação do SANAS Madeira.
À chegada ao local, não estando reunidas as condições mínimas de segurança para efetuar o resgate das vítimas por via marítima, ou via aérea, houve necessidade de adiar a extração.
O casal resguardou-se durante o período noturno numa gruta existente no local, tendo o MRSC Funchal mantido uma monitorização contínua com recurso ao Centro de Retransmissão de Emergências da Apple, face à inexistência de rede no local.
A operação de resgate foi retomada ao início da manhã de hoje, com o empenhamento de um meio aéreo da Força Aérea sediado no Porto Santo.
Após concluída a retirada por via aérea, as vítimas foram transportadas para o Aeroporto da Madeira onde chegaram às 9:43 horas.
No local, os cidadãos polacos, que se encontravam estáveis, eram aguardados por uma ambulância dos Bombeiros Sapadores de Santa Cruz que procedeu ao seu transporte para uma unidade hospitalar do Funchal.