O anúncio foi feito pelo administrador do Grupo Vila Baleira Hotels & Resorts, a marca operacional criada pelo grupo Ferpinta para o segmento do Turismo, Gonçalo Teixeira, num encontro com jornalistas, em Lisboa.
"Achámos que faria todo o sentido crescer e que o primeiro passo depois de Porto Santo seria a criação de uma sinergia entre Porto Santo e a ilha da Madeira", afirmou o responsável do grupo sediado em Oliveira de Azeméis, que é proprietário há 20 anos do Vila Baleira Porto Santo.
A ideia do grupo é criar uma sinergia comercial entre as duas unidades hoteleiras, defendendo que o Porto Santo e a Madeira "não são concorrentes" e que pretendem trabalhar de forma complementar.
"Neste momento não existe esta opção de um pacote combinado (Porto Santo e Funchal) no mesmo grupo", adiantou o representante do grupo empresarial, que vai passar a ter 425 unidades de alojamento na Região Autónoma da Madeira.
Dos 12 milhões de euros que o Grupo Ferpinta investiu na nova unidade, 10 milhões são referentes à aquisição do hotel The Lince, que pertencia a um grupo nacional e estava em operação há oito anos.
Aquela unidade hoteleira, que está fechada desde 14 de janeiro para obras de ampliação e de remodelação e cuja inauguração está prevista para 20 de abril, vai ter 86 quartos (mais 12 do que antes) e um restaurante com 110 lugares.
Apesar de considerar a classificação dos hotéis por estrelas apenas "uma referência", Gonçalo Teixeira disse que o objetivo é que, depois das obras, o hotel do Funchal seja um quatro estrelas superior.
Já em relação ao Vila Baleira Porto Santo, Gonçalo Teixeira adiantou que será brevemente alvo de obras de remodelação, nomeadamente a requalificação do edifício da talassoterapia, com a criação de 27 novas unidades de alojamento especificamente direcionadas para clientes que procuram o segmento de turismo de saúde e bem estar.
Para estas obras, o grupo prevê um investimento de 3,5 milhões de euros.
O Grupo Ferpinta, que detém 26 empresas que atuam nos setores da indústria metalomecânica, agricultura e turismo, teve uma faturação global de 450 milhões de euros em 2019, dos quais oito milhões foram provenientes do turismo.
C/LUSA