A medida do Governo grego foi anunciada poucos dias depois de uma medida semelhante do Reino Unido, que decidiu, na segunda-feira, atribuir gratuitamente testes de rotina duas vezes por semana para impedir novos surtos da infeção numa altura em que o país está a sair de um confinamento nacional.
Na Grécia, a prioridade para distribuição dos testes em casa vai ser dada a professores e alunos do ensino secundário com idades entre os 16 e os 18 anos, já que as autoridades estão a planear a reabertura de escolas.
A medida deverá ser anunciada hoje à noite, já que o comité grego de especialistas que lida com as questões do coronavírus se reuniu esta manhã para avaliar as condições para a reabertura das escolas.
A Grécia está sob confinamento desde o início de novembro e as escolas estiveram fechadas na maior parte do tempo, tendo funcionado apenas durante algumas semanas no início deste ano.
Apenas escolas de educação especial permaneceram abertas durante todo o período.
As autoridades têm debatido a reabertura das escolas, principalmente dos anos finais do ensino secundário, em que os alunos se preparam para a entrada na universidade.
As autoridades de saúde anunciaram, entretanto, que os alunos que não tiverem consigo um resultado negativo do teste doméstico ou uma declaração assinada pelos pais a confirmar o resultado negativo não poderão assistir às aulas.
Qualquer teste positivo terá de ser declarado num site do Governo e obriga a avançar para um teste de PCR, feito por profissionais de saúde.
Apesar das restrições de movimento e de reuniões e do fecho de bares, restaurantes e lojas impostos desde há vários meses, os casos de covid-19 têm aumentado na Grécia.