O PS Madeira já reagiu ao anúncio do conjunto de novas medidas restritivas, face ao crescimento dos casos de covid na Madeira.
Para Paulo Cafofo, presidente do PS-Madeira “as medidas anunciadas confirmam que o governo liderado por Miguel Albuquerque não teve a capacidade ao longo das últimas semanas para responder de forma atempada, responsável e acertada à evolução da pandemia de Covid-19 na Região”.
Os socialistas madeirenses denunciam “que perante uma realidade que há vários dias se vinha afigurando como preocupante e merecedora de medidas concretas e objetivas, o Governo Regional preferiu ignorar a realidade, manter um discurso de tom acusatório em busca de responsáveis por casos de infeção e continuar a senda de medidas avulsas, sem planeamento, sempre atrás dos acontecimentos e nunca antecipando cenários e soluções”.
Na nota enviada, “o PS Madeira considera fundamental que o governo regional tenha o cuidado, a responsabilidade e a sensibilidade de informar detalhadamente toda a comunidade escolar e as famílias sobre os procedimentos a tomar nos próximos dias, de modo a que se possa retomar as aulas em segurança. Apenas dessa forma se poderá minimizar os impactos das novas medidas junto das famílias”.
Paulo Cafofo considera, ainda, “essencial que se questione e avalie a eficácia e racional da dupla testagem. O tempo veio confirmar que esta é uma medida discriminatória, lançada sem atempar a capacidade de resposta necessária para ter aplicabilidade prática e que mais não é do que o argumento para esconder o falhanço da estratégia e apontar responsabilidades aos estudantes e aos emigrantes na sua chegada à Região”.