"O Luto Nacional coincide com as cerimónias fúnebres das vítimas do acidente como forma de pesar e solidariedade de todo o país", é referido num comunicado do Governo.
Segundo fonte oficial do executivo avançou à agência Lusa, em representação do Governo nas cerimónias fúnebres, na Madeira, esta sexta-feira vai estar a ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques.
Na nota, pode ler-se que "o Governo decretou hoje um dia de Luto Nacional para o dia 18 de agosto, pela perda irreparável de vidas humanas no acidente provocado pela queda de uma árvore na Região Autónoma da Madeira".
Um carvalho de grande porte e com 200 anos abateu terça-feira, Dia da Assunção de Nossa Senhora, também conhecido por Dia de Nossa Senhora do Monte, padroeira da Região Autónoma da Madeira, no Largo da Fonte, no Monte, sobre várias pessoas que aguardavam pela passagem da procissão, causando 13 mortos e 49 feridos, sete dos quais estão hospitalizados.
Oito das vítimas mortais são do sexo feminino e cinco do masculino, sendo uma criança de 1 ano e as restantes com idades entre os 28 e 59 anos. Uma mulher francesa e outra húngara figuram entre os mortos.
As primeiras informações técnicas sobre a queda da árvore serão divulgadas na sexta-feira, disse hoje o presidente da Câmara do Funchal, Paulo Cafôfo.
O Governo Regional da Madeira enalteceu o "empenho, sentido de responsabilidade e entreajuda de todos quantos estiveram envolvidos nas operações de socorro" às vítimas da queda da arvore no Monte.