Numa nota enviada às redações, o Governo Regional refere que "mantém-se a cerimónia de imposição das insígnias honoríficas madeirenses, que decorrerá pelas 16 horas no Salão Nobre do Governo Regional, com limitação de número de participantes, de forma a garantir que é assegurado o cumprimento das regras de distanciamento social e das medidas preventivas adequadas, recomendadas pelas autoridades de saúde para este tipo de eventos".
Este ano, serão agraciadas sete personalidades e duas instituições:
– Insígnia Autonómica de Valor será atribuída a Conceição Maria de Sousa Nunes Almeida Estudante e José Ferreira Prada.
– Insígnia Autonómica de Distinção, esta será atribuída a José Nelson Gomes de Abreu e à Associação Porta 33 – Associação Quebra Costas, Centro de Arte Contemporânea.
– Insígnia Autonómica de Bons Serviços será atribuída a Maria Helena Tavares Ramos dos Santos Pereira, Felicidade de Carvalho Ferraz Branco, Maria Lúcia Fernandez da Cruz dos Santos e Manuel José Figueiroa França Gomes, bem como ao Centro Social e Paroquial de São Bento, da Ribeira Brava.
"O programa de comemorações inclui, ainda, a inauguração da escultura de Amândio de Sousa, reconhecido escultor madeirense, a decorrer pelas 12h30 na rotunda Bernard Harvey Foster. A cerimónia, integrada nas comemorações dos 600 anos de descoberta da Madeira e do Porto Santo, contará com a presença da Banda Municipal da Ribeira Brava, que entoará os hinos, da Região e Nacional, bem como com uma intervenção do Presidente da Comissão dos 600 anos, Dr. Guilherme Silva", refere a mesma nota.
Por fim, pelas 17h30, será celebrada a missa e Te Deum, na Sé Catedral do Funchal, presidida por Sua Excelência Reverendíssima D. Nuno Brás, Bispo do Funchal.