"A conclusão da ligação entre o Jardim da Serra e a via rápida Câmara de Lobos/Estreito de Câmara de Lobos [zona oeste da Madeira] permitirá criar uma variante ao centro do Estreito de Câmara de Lobos, trazendo grandes benefícios ao nível das acessibilidades às populações destas localidades", refere em comunicado.
O executivo de coligação PSD/CDS-PP, liderado pelo social-democrata Miguel Albuquerque, realça também que a nova rodovia vai atenuar as limitações da atual acessibilidade à povoação do Jardim da Serra, bem como a crescente saturação da malha urbana do Estreito de Câmara de Lobos.
"Esta obra surge no seguimento da entrada em serviço, em 2017, da via rápida Câmara de Lobos/Estreito de Câmara de Lobos e da correspondente ligação com a Rua António Prócoro Macedo Júnior, bem como ainda do investimento já realizado na escavação dos túneis, na primeira fase desta ligação", lê-se no comunicado.
O conselho do Governo Regional, que se reuniu hoje, no Funchal, decidiu, por outro lado, fixar um sistema de financiamento específico para o ensino profissional, a fim de permitir a realização de adiantamentos no montante de 30% do financiamento público.
O executivo autorizou também a celebração do contrato de concessão privativa de uma parcela de terreno que integra o domínio público marítimo, na área ocupada pelo Hotel Vila Galé Santa Cruz, localizado na freguesia e concelho de Santa Cruz, por um prazo de 30 anos.
Foram ainda autorizados contratos-programa com a ADRAMA – Associação de Desenvolvimento da Região Autónoma da Madeira, no valor de 6.200 euros, e com ASA – Associação para o Desenvolvimento da Freguesia de Santo António, no montante de 149.000 euros.
C/Lusa