“Em nome do Governo português, um agradecimento profundo ao governo francês por esta colaboração e por esta cooperação, que é de facto um sinal bem vivo de uma Europa bem viva e bem solidária”, disse António Lacerda Sales.
“Tudo faremos neste contexto para aliviar aquilo que é a pressão ao nível das unidades de cuidados intensivos. E dizer-vos que de facto foi uma área onde muito temos investido, onde, relembro, tínhamos no início de março cerca de 1.142 ventiladores e temos hoje mais de 2.000 ventiladores. Tínhamos em 2012 um rácio de 4,2 camas por 100 mil habitantes; temos hoje um rácio – no final de dezembro – de 9,4 camas por 100 mil habitantes. Mais do que duplicámos”, sublinhou.
A equipa médica francesa que durante 15 dias vai trabalhar no Hospital Garcia de Orta é constituída por três enfermeiras e uma médica do serviço de saúde dos bombeiros franceses.
Toda a equipa, como referiu a enfermeira francesa lusodescendente Sandra Fleury, “tem experiência em situações de e Emergência e Reanimação”.
C/Lusa