A Sustentabilidade Ambiental para o Funchal é um dos objetivos estruturais da Câmara Municipal do Funchal para a próxima década e a reflorestação do Parque Ecológico é considerada «uma prioridade para a necessária adaptação e resposta após os incêndios de 2010 e 2016».
Um dos objetivos da autarquia é investir no património natural num trabalho de limpeza dos terrenos e do material lenhoso carbonizado, a par com a plantação.
«Pretende-se proceder a um correto ordenamento do espaço, tendo por base as orientações estabelecidas pelos vários instrumentos de ordenamento e planeamento florestal em vigor. Há já projetos candidatados para limpeza de invasoras para reduzir a carga de combustível num total de intervenção de 290 hectares e prevendo-se a plantação de 94.000 plantas, num total de investimento na ordem dos 1,1M€ (um milhão e cem mil).
Projeto PRODERAM “Apoio à prevenção da floresta contra incêndios florestais, catástrofes naturais e acontecimentos catastróficos”, estando a conclusão dos trabalhos prevista para julho de 2022.
Projeto PRODERAM “Investimentos no desenvolvimento das zonas florestais e na melhoria da viabilidade das florestas”, cujo inicio dos trabalhos está prevista para maio 2022.
Candidatura Projeto PRODERAM “Investimentos no desenvolvimento das zonas florestais e na melhoria da viabilidade das florestas” com inicio previsto para junho 2022.
Refira-se que o Parque Ecológico do Funchal é um espaço natural de proteção ambiental numa zona de montanha do concelho do Funchal, na Freguesia do Monte, com uma área aproximada de 718 hectares», podemos ler em nota de imprensa enviada aos jornalistas.