O presidente do município, Miguel Silva Gouveia, recebeu nos Paços do Concelho, o representante da Innovation & Networks Executive Agency (INEA), Tiago Sousa, para a entrega simbólica do ‘voucher’ relativo ao programa WIFI4EU, aplicado na União Europeia.
Edifícios oficiais do Estado e parques são outros espaços onde a iniciativa permite aos cidadãos aceder gratuitamente à internet.
"Na sequência do trabalho que a Câmara Municipal tem vindo a desenvolver na área da modernização administrativa, promovendo uma maior conectividade quer junto dos nossos munícipes, quer daqueles que visitam a cidade do Funchal, fizemos uma candidatura a este programa da União Europeia, que atribui financiamento a este tipo de iniciativas de dotação de espaços públicos de acessos ‘wireless’, e fomos uma das várias entidades contempladas em toda a Europa", disse Miguel Silva.
"Desta forma, iremos dotar desta tecnologia dois importantes espaços municipais, como o Mercado dos Lavradores e o Museu A Cidade do Açúcar, que têm ambos um grande incidência turística”, acrescentou.
O combate à exclusão digital integra-se na estratégia de modernização administrativa desenvolvida pelo município.
A iniciativa é financiada pela Comissão Europeia.
O Funchal conta, desde o final do ano passado, com um circuito que garante conectividade à internet numa área que vai desde o Teatro Municipal Baltazar Dias até ao Forte de São Tiago, passando por toda a Avenida Arriaga, Rua do Aljube, Rua Dr. Fernão de Ornelas, Rua de Santa Maria e outros locais de referência, tais como o Largo do Município, a Praça Amarela, o Cais do Funchal e a Praça do Povo.
C/Lusa