A Câmara Municipal do Funchal assinalou hoje a abertura da época balnear, hasteando a Bandeira Azul e a Bandeira Praia Acessível no complexo do Lido, após um investimento de 150 mil euros nas quatros áreas sob a sua gestão.
"O Funchal tem seis praias com esta distinção [Bandeira Azul], sendo que quatro são exploradas e geridas pelo município, através da empresa municipal FrenteMar Funchal", disse o presidente da Câmara, Miguel Gouveia.
O autarca vincou que os quatro complexos balneares são servidos também por centros azuis, que sensibilizam os utentes para boas práticas ambientais.
A Bandeira Azul – símbolo europeu de qualidade da água do mar – marca presença no Lido, Barreirinha, Ponta Gorda e ainda na praia Formosa, áreas também com Bandeira de Praia Acessível, sinal de que estão preparadas para receber pessoas com mobilidade reduzida.
"Para isso muito tem contribuído o trabalho feito pelos técnicos da FrenteMar, na limpeza e recuperação e nas ações de sensibilização", disse Miguel Gouveia, sublinhando que o preçário se mantém "praticamente inalterado", apesar do investimento de 150 mil euros feito este ano em obras de recuperação.
Das quatro áreas balneares geridas pela autarquia, apenas a praia Formosa é de acesso gratuito.
LUSA