As ’cookies’ são etiquetas de software guardadas no computador através do navegador, retendo informação relacionada com as preferências do utilizador, não devendo incluir, os dados pessoais.
A Comissão Nacional de Informática de França explicou em comunicado que o gigante informático norte-americano não instituiu o sistema de rejeição das ‘cookies’ e que, segundo o organismo é tão fácil de aplicar como a função de aceitar – através da página de internet bing.com (Microsoft).
O organismo francês explicou que, após denúncias, comprovou ao visitar a página da internet (bing.com) que as ‘cookies’, sobretudo as etiquetas de publicidade, são acionadas sem consentimento do utilizador.
A Comissão referiu que o valor da multa foi aplicado em função do número de pessoas afetadas, assim como pelos benefícios que a companhia obtém, de forma indireta, através da publicidade projetada a partir dos dados recolhidos pelas ‘cookies’.
Além da multa, a Microsoft está obrigada a incluir na página bing.com, durante três meses, um sistema que alerte "realmente" os utilizadores franceses no sentido de aceitarem as ‘cookies’ antes de acederem aos dispositivos eletrónicos.
Caso a função não venha a ser aplicada, a empresa pode ser sancionada com uma multa adicional de 60 mil euros por dia, acrescenta a CNIL.
Lusa