Um sismo de magnitude 5,5 na escala Richter abalou, na manhã desta segunda-feira, a costa de Almeria, em Espanha.
Segundo o Instituto Geográfico Nacional espanhol, o sismo teve epicentro no Mediterrâneo, na zona de Cabo de Palos, a dois quilómetros de profundidade e a cerca de 32 quilómetros de Níjar. O abalo ocorreu pelas 7:13 horas locais (6:13 em Lisboa).
Não há registo de danos até ao momento, embora o terramoto tenha sido sentido em quase 300 cidades, sobretudo nas províncias de Almeria, Granada, Málaga e Jaén.
O serviço 112 da Agência de Emergências da Andaluzia recebeu mais de 30 chamadas relacionadas com o terremoto.
Foi ativado o sistema de alerta sísmico do Android, enviando notificações automáticas para os telemóveis dos moradores das províncias de Almería e Granada, embora também tenha sido sentido em Múrcia e outros locais.
Esse alerta enviado para os telemóveis incluía um conjunto de recomendações detalhadas sobre o que fazer após o sismo, incluindo: calçar os sapatos antes de se movimentar, mesmo dentro de casa, e verificar se há cheiro de gás. Nesse caso, é aconselhável desligar o abastecimento de água do prédio ou abandonar o local, caso não seja possível fazê-lo em segurança.
O sistema também instou a população a apagar pequenos incêndios, caso os detetem, verificar se há danos em fios elétricos, canos e eletrodomésticos.