Há 420 vagas para as áreas das operações, manutenção e apoio. Dos controladores aéreos aos mecânicos, dos informáticos aos polícias, dos cozinheiros aos músicos, dos condutores aos bombeiros, dos administrativos aos enfermeiros e auxiliares de saúde.
São 28 as profissões a que os jovens se podem candidatar.
O Curso de Formação de Oficiais destina-se a todos os jovens entre os 18 e os 27 anos, que tenham concluído uma licenciatura ou mestrado e o Curso de Formação de Praças aos jovens entre os 18 e 24 anos de idade que possuam, no mínimo, o 9.º ano de escolaridade – dependendo da especialidade a que pretendam candidatar-se.
As candidaturas podem ser realizadas de uma das seguintes formas: online, no site do Centro de Recrutamento da Força Aérea (crfa.emfa.pt); via CTT, com aviso de receção; ou presencialmente, no CRFA, em Lisboa ou no Porto.
Os candidatos terão de realizar provas de aptidão física (extensões no solo, abdominais e corrida de 2400 metros), psicológicas e de avaliação médica, para verificar as suas capacidades para o exercício das funções inerentes às especialidades a que estão a concorrer.