Na sequência de um alerta recebido pelas 16h23, através do Subcentro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo do Funchal (MRSC Funchal), a informar que se encontravam dois jovens em dificuldades na água devido à forte ondulação que se fazia sentir, para a execução da ação de salvamento foram ativados de imediato tripulantes da Estação Salva-vidas do Funchal e elementos do Comando-local da Polícia Marítima do Funchal.
Para o local deslocaram-se ainda uma ambulância da Cruz Vermelha Portuguesa é uma equipa da EMIR (Equipa Médica de Intervenção Rápida), tendo sido ainda solicitado o apoio de uma embarcação marítimo-turística que se encontrava nas imediações.
À chegada ao local, os tripulantes da Estação Salva-vidas constaram que um dos dois populares, que se encontravam nas proximidades e que foram ao auxílio das vítimas, resgatou um dos jovens, que acabou por ser assistido no local pelos elementos da Cruz Vermelha Portuguesa, com o apoio da EMIR.
A outra vítima e o segundo popular que tentava auxiliar foram resgatados pelos tripulantes da Estação Salva-Vidas e transportados para a Marina do Funchal, onde os aguardavam uma equipa da EMIR e uma segunda ambulância da Cruz Vermelha Portuguesa.
As vítimas, os dois jovens de 13 e 16 anos apresentavam sinais de hipotermia, tendo sido transportados pelos elementos da Cruz Vermelha Portuguesa para uma unidade hospitalar.
O Comando-local da Polícia Marítima do Funchal tomou conta da ocorrência.