A ETRS foi incluída no livro "Engenharia XXI" elaborado pela Ordem dos Engenheiros que reúne as obras, os projetos e as soluções de Engenharia consideradas como as mais relevantes nas duas primeiras décadas do presente século.
No dia 31 de maio foi descerrada uma placa de homenagem, por ocasião da visita à ETRS da Meia Serra do Bastonário da Ordem dos Engenheiros, Fernando de Almeida Santos, que contou com a presença da Secretária regional de Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas, Susana Prada, o Presidente do Conselho Diretivo da Região Madeira e o Conselho de Administração da ARM.
Esta visita à ETRS da Meia Serra ocorre no âmbito do projeto "Rotas do Bastonário – Engenharia em Movimento", uma iniciativa que a atual Direção da Ordem dos Engenheiros encetou em novembro por várias regiões do país, passando pela Ilha da Madeira, tendo por objetivo “mover o conhecimento real da capacidade instalada em todo o país ao nível da Engenharia, dos projetos que melhor a representam e afirmam, quer em termos das suas diferentes especialidades, quer nos múltiplos setores de atividade e contextos em que se desenvolve”, conforme nota da Ordem dos Engenheiros.
A Estação de Tratamento de Resíduos Sólidos (ETRS) da Meia Serra, inaugurada em 2004, constitui a principal infraestrutura do Sistema de Gestão de Resíduos Urbanos da Região Autónoma da Madeira e integra soluções de tratamento, nomeadamente, valorização orgânica e energética e o envio ou deposição em destino final dos resíduos existentes na Região.
A valorização energética efetuada na Instalação de Incineração de Resíduos Sólidos Urbanos (IIRSU), na ETRS, é um processo controlado e automatizado que, para além de tratar os resíduos indiferenciados termicamente, possibilita a produção de energia elétrica, a qual é direcionada para a rede pública de distribuição.
A ETRS integra os seguintes processos de gestão de resíduos: Instalação de Incineração de Resíduos Sólidos Urbanos (IIRSU); Instalação de Compostagem de Resíduos Sólidos Urbanos (ICRSU); Instalação de Desinfeção e Armazenamento de Resíduos Hospitalares (IDARH) – Autoclavagem; Aterros Sanitários, Parque de armazenamento, trituração e acondicionamento de pneus usados, o qual constitui o único Centro de Receção autorizado pela entidade gestora Valorpneu. A ETRS compreende ainda uma Estação de Tratamento de Águas Residuais e outras instalações de apoio.