A nota emitida pelo Serviço Regional de Proteção Civil (SRPC), baseada nas previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) refere que deverá acontecer um agravamento do estado do tempo na região associado “à aproximação e passagem de um sistema depressionário”, sobretudo no que diz respeito “à intensidade e quantidade de precipitação, designadamente entre o fim da manhã de quarta-feira e o fim da manhã de quinta”.
O documento aponta que “o período mais crítico deverá ser a tarde de quarta-feira”, acrescentando que “os aguaceiros, embora fracos e pouco frequentes, deverão manter-se até sexta-feira”.
Estas condições meteorológicas adversas deverão verificar-se nas costas norte e sul da Madeira, nas zonas montanhosas e na ilha do Porto Santo, correspondendo a um aviso laranja, o segundo mais grave nua escala de quatro, vigorando entre as 15:00 e as 21:00, por causa dos “aguaceiros fortes, acompanhados de trovoada”, passando depois a amarelo até às 09:00 do dia 18 de junho.
Por isso, a autoridade civil regional recomenda precauções redobradas na condução automóvel, sugerindo a redução de velocidade e alerta para a possibilidade de lençóis de água nas estradas da região.
Também sugere a desobstrução dos sistemas de águas pluviais, a retirada de inertes e objetos que sejam obstáculo ao escoamento da chuva, desaconselha a circulação auto e apeada nas zonas montanhosas, vertentes expostas e costeiras, a permanência em áreas arborizadas por causa da queda de ramos e árvores e para o perigo de infraestruturas montadas ou suspensas.
C/Lusa