O presidente da Câmara de St.Helier, em Jersey, reuniu-se hoje no Funchal com o secretário dos Assuntos Parlamentares e Europeus da Madeira e considerou que a comunidade emigrante naquele território "está bem integrada" e "sente-se em casa".
Segundo Simon Crowcroft, os emigrantes portugueses naquela localidade "gostam do trabalho que fazem e contribuem para a comunidade", salientando que St.Helier comemora o Dia de Camões, o Dia da Madeira e tem um festival de gastronomia portuguesa em agosto, que é o maior evento do calendário de festividades, o qual reuniu no ano passado cerca de 25 mil pessoas.
O responsável ainda mencionou que na sequência dos incêndios de agosto de 2016 na Madeira foi desencadeada uma campanha de angariação de donativos que terminou na passada semana e reuniu 18 mil libras (mais de 21 mil euros) para enviar para a cidade do Funchal.
A nota divulgada pelo Governo madeirense sobre este encontro refere que no Consulado Honorário de Portugal em Jersey estão inscritas 22.633 pessoas e aquele "Bailwick" tem cerca de 104 mil habitantes, sendo que dos 16 mil portugueses que ali residem em permanência cerca de 13 mil serão naturais ou descendentes de madeirenses.
LUSA