Saltar para o conteúdo
    • Notícias
    • Desporto
    • Televisão
    • Rádio
    • RTP Play
    • RTP Palco
    • RTP Zig Zag
    • RTP Ensina
    • RTP Arquivos
RTP Madeira
  • Notícias
  • Desporto
  • Especiais
  • Programas
  • Programação
  • + RTP Madeira
    Moradas e Telefones Frequências Redes de Satélites

NO AR
Ecologistas relacionam pandemias com destruição do meio ambiente
Sociedade 07 abr, 2020, 17:44

Ecologistas relacionam pandemias com destruição do meio ambiente

Organizações ecologistas acreditam que as pandemias e crises de saúde estão muito relacionadas com o estado do meio ambiente a biodiversidade, pelo que instam os governos a concentrarem-se futuramente nos sinais que a natureza dá.

Por ocasião do Dia Mundial da Saúde, que se assinala hoje, a diretora executiva da SEO/BirdLife, Assunción Ruiz, chamou a atenção para o papel das aves – o grupo animal sobre o qual se dispõe de mais dados – na identificação de futuras doenças, pois graças a estes animais "podem prever-se e comprovar-se alterações como a mudança do clima".

"A ação agora deve centrar-se em travar milhares de mortes de pessoas causadas por um vírus, que chegou sem aviso prévio, mas no dia seguinte devemos fixar-nos nos sinais que a natureza nos dá, especialmente através das aves, para prevenirmos este tipo de situações que ameaçam a nossa saúde", acrescentou.

Diferentes organismos internacionais usam os censos de populações de aves como indicadores da qualidade ambiental, como a Global Biodiversity Information Facility (GBIF) ou o gabinete de estatística europeu Eurostat, que inclui estes dados entre os índices mais importantes para medir a sustentabilidade e o bem-estar social.

"Se para alguma coisa deve servir esta terrível situação é para não duvidar das provas científicas e investir em investigação e desenvolvimento, blindando a nossa segurança sanitária, tendo a natureza como principal aliada", insistiu Assunción Ruiz.

A organização WWF divulgou hoje a informação "Um planeta são para humanos sãos", sobre a relação direta entre a destruição da natureza, as alterações climáticas e o aumento do risco de pandemias.

"Em habitats bem conservados e com grande diversidade de espécies, os vírus distribuem-se por estas e não afetam o ser humano", sublinha-se no boletim. Mas quando a natureza se altera ou destrói, debilitam-se os ecossistemas naturais e facilita-se a propagação de patologias.

Segundo a WWF, está provado que a alteração do equilíbrio dos sistemas naturais pela destruição direta de habitats, perda de biodiversidade, tráfico de espécies, intensificação agrícola e pecuária, e mudança do clima, aumentam consideravelmente o risco de surgirem doenças infecciosas transmissíveis ao ser humano.

Para os Ecologistas em Ação, a manutenção dos ecossistemas, que acarretam benefícios essenciais para a saúde humana, é a melhor garantia de sobrevivência, pelo que defendem a recuperação dos territórios degradados e a proteção dos terrenos virgens, bem como evitar a exploração intensiva dos recursos naturais.

C/Lusa

Pode também gostar

Dez atuneiros madeirenses vão pescar nos Açores (Vídeo)

Dez atuneiros madeirenses vão pescar nos Açores (Vídeo)

Património gastronómico madeirense retratado em livro pela «Biqueira» (áudio)

Património gastronómico madeirense retratado em livro pela «Biqueira» (áudio)

Covid-19: Reguengos de Monsaraz regista terceiro dia consecutivo sem vítimas mortais

Covid-19: Reguengos de Monsaraz regista terceiro dia consecutivo sem vítimas mortais

Conservatório recebe cinco alunos da Ucrânia (áudio)

Conservatório recebe cinco alunos da Ucrânia (áudio)

Covid-19: Países da UE não se concertaram sobre aberturas de fronteiras

Covid-19: Países da UE não se concertaram sobre aberturas de fronteiras

Covid-19: Mais um caso positivo no Colégio de Santa Teresinha

Covid-19: Mais um caso positivo no Colégio de Santa Teresinha

Madeira não regista novos casos de Covid-19

Madeira não regista novos casos de Covid-19

Governo Regional quer travar doenças respiratórias

Governo Regional quer travar doenças respiratórias

Região tem meios suficientes para combater a poluição no mar (áudio)

Região tem meios suficientes para combater a poluição no mar (áudio)

Covid-19: Bombeiros de Santana garantem entrega de medicamentos à população (Vídeo)

Covid-19: Bombeiros de Santana garantem entrega de medicamentos à população (Vídeo)

PUB

Siga-nos nas redes sociais

Siga-nos nas redes sociais

  • Aceder ao Facebook da RTP Madeira
  • Aceder ao Instagram da RTP Madeira

Instale a aplicação RTP Play

  • Descarregar da Apple Store
  • Descarregar do Google Play
  • Redes de Satélites
  • Frequências
  • Moradas e Telefones
Logo RTP RTP
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube
  • flickr
    • NOTÍCIAS
    • DESPORTO
    • TELEVISÃO
    • RÁDIO
    • RTP ARQUIVOS
    • RTP Ensina
    • RTP PLAY
      • EM DIRETO
      • REVER PROGRAMAS
    • CONCURSOS
      • Perguntas frequentes
      • Contactos
    • CONTACTOS
    • Provedora do Telespectador
    • Provedora do Ouvinte
    • ACESSIBILIDADES
    • Satélites
    • A EMPRESA
    • CONSELHO GERAL INDEPENDENTE
    • CONSELHO DE OPINIÃO
    • CONTRATO DE CONCESSÃO DO SERVIÇO PÚBLICO DE RÁDIO E TELEVISÃO
    • RGPD
      • Gestão das definições de Cookies
Política de Privacidade | Política de Cookies | Termos e Condições | Publicidade
© RTP, Rádio e Televisão de Portugal 2026