Saltar para o conteúdo
    • Notícias
    • Desporto
    • Televisão
    • Rádio
    • RTP Play
    • RTP Palco
    • RTP Zig Zag
    • RTP Ensina
    • RTP Arquivos
RTP Madeira
  • Notícias
  • Desporto
  • Especiais
  • Programas
  • Programação
  • + RTP Madeira
    Moradas e Telefones Frequências Redes de Satélites

NO AR
Crianças que deixam comida no prato e comem devagar têm melhor saúde cardiometabólica
Sociedade 03 jul, 2020, 12:04

Crianças que deixam comida no prato e comem devagar têm melhor saúde cardiometabólica

Investigadores do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) concluíram, com base num estudo que envolveu quase 3.000 crianças, que as que deixam comida no prato e comem devagar têm melhor saúde cardiometabólica, revelou hoje a responsável.

Em declarações à agência Lusa, Sarah Warkentin, primeira autora do estudo, publicado na revista Nutrition, Metabolism & Cardiovascular Diseases, explicou hoje que o propósito era avaliar o quanto os comportamentos alimentares das crianças aos 7 anos influenciavam o risco cardiometabólico aos 10 anos, isto é, o desenvolvimento de doenças como a obesidade, diabetes e hipertensão arterial.

Por forma a responder a essa questão, os investigadores recorreram a dados de quase 3.000 crianças que integram a coorte Geração XXI, um estudo longitudinal desenvolvido pelo ISPUP que, desde 2005, acompanha 8.600 pessoas que nasceram nas maternidades públicas da Área Metropolitana do Porto.

Através de questionários respondidos pelos pais, os investigadores avaliaram os comportamentos alimentares das crianças aos 7 anos de idade e, através de amostras de sangues, recolheram dados sobre os triglicerídeos, o HDL-colestrol, resistência à insulina e a pressão arterial dos participantes aos 10 anos.

“Estes são fatores de risco já muito conhecidos na literatura que aumentam a probabilidade destas crianças terem no futuro doenças cardiovasculares como enfarte agudo do miocárdio, diabetes e outras doenças já descritas”, referiu a investigadora.

Segundo Sarah Warkentin, a associação entre os dados recolhidos mostram que as crianças que manifestam “uma melhor resposta à saciedade”, isto é, deixam mais comida no prato ou comem mais devagar, apresentam “melhor saúde cardiometabólica”.

Por sua vez, as crianças que manifestam um “maior prazer em comer” e pedem mais comida, apresentam “pior saúde cardiometabólica”.

“É importante referir que estas associações dependem muito do peso da criança, isto porque, a partir do momento em que incluíamos o peso da criança nos modelos estatísticos, essas associações perdiam-se”, salientou a investigadora, acrescentando que a saúde cardiometabólica “depende muito mais do peso do que dos comportamentos alimentares”.

À Lusa, a investigadora salientou que, apesar de o peso ser um importante preditor da saúde cardiometabólica, o objetivo da equipa era, efetivamente, “avaliar outros e diferentes parâmetros”.

“A compreensão da influência dos comportamentos alimentares na saúde cardiometabólica das crianças é fundamental para que se possa intervir precocemente e moldar melhor a saúde dos mais novos”, disse.

A equipa de investigadores do ISPUP pretende agora “perceber melhor se os comportamentos alimentares são explicados pela genética ou uma consequência ambiental”.

C/Lusa

Pode também gostar

USAM quer pôr fim às dificuldades na contratação coletiva e aos bancos de horas (áudio)

USAM quer pôr fim às dificuldades na contratação coletiva e aos bancos de horas (áudio)

Primeiro volume do Dicionário Enciclopédico da Madeira foi apresentado hoje

Primeiro volume do Dicionário Enciclopédico da Madeira foi apresentado hoje

Pedrógão Grande: Todos os arguidos julgados no processo dos incêndios foram absolvidos

Pedrógão Grande: Todos os arguidos julgados no processo dos incêndios foram absolvidos

Rocheiros estiveram a limpar a escarpa da via expresso no Seixal (vídeo)

Rocheiros estiveram a limpar a escarpa da via expresso no Seixal (vídeo)

Mais 465 infeções e nove mortes

Mais 465 infeções e nove mortes

Vacina Pfizer/BioNTech 100% eficaz em adolescentes de 12 -15 anos

Vacina Pfizer/BioNTech 100% eficaz em adolescentes de 12 -15 anos

Papa denuncia no Panamá corrupção nos governos e pede “honestidade e justiça”

Papa denuncia no Panamá corrupção nos governos e pede “honestidade e justiça”

Igreja católica em Cabo Verde vai traduzir bíblia para crioulo

Igreja católica em Cabo Verde vai traduzir bíblia para crioulo

Detido em Espanha suspeito de enviar cartas com explosivos a embaixadas e Sánchez

Detido em Espanha suspeito de enviar cartas com explosivos a embaixadas e Sánchez

Largo da Restauração recebeu comemorações do dia do exército (vídeo)

Largo da Restauração recebeu comemorações do dia do exército (vídeo)

PUB

Siga-nos nas redes sociais

Siga-nos nas redes sociais

  • Aceder ao Facebook da RTP Madeira
  • Aceder ao Instagram da RTP Madeira

Instale a aplicação RTP Play

  • Descarregar da Apple Store
  • Descarregar do Google Play
  • Redes de Satélites
  • Frequências
  • Moradas e Telefones
Logo RTP RTP
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube
  • flickr
    • NOTÍCIAS
    • DESPORTO
    • TELEVISÃO
    • RÁDIO
    • RTP ARQUIVOS
    • RTP Ensina
    • RTP PLAY
      • EM DIRETO
      • REVER PROGRAMAS
    • CONCURSOS
      • Perguntas frequentes
      • Contactos
    • CONTACTOS
    • Provedora do Telespectador
    • Provedora do Ouvinte
    • ACESSIBILIDADES
    • Satélites
    • A EMPRESA
    • CONSELHO GERAL INDEPENDENTE
    • CONSELHO DE OPINIÃO
    • CONTRATO DE CONCESSÃO DO SERVIÇO PÚBLICO DE RÁDIO E TELEVISÃO
    • RGPD
      • Gestão das definições de Cookies
Política de Privacidade | Política de Cookies | Termos e Condições | Publicidade
© RTP, Rádio e Televisão de Portugal 2026