Saltar para o conteúdo
    • Notícias
    • Desporto
    • Televisão
    • Rádio
    • RTP Play
    • RTP Palco
    • Zigzag Play
    • RTP Ensina
    • RTP Arquivos
RTP Madeira
  • Notícias
  • Desporto
  • Especiais
  • Programas
  • Programação
  • + RTP Madeira
    Moradas e Telefones Frequências Redes de Satélites

NO AR
Imagem de Crianças mais novas com mais problemáticas
Sociedade 05 fev, 2021, 15:57

Crianças mais novas com mais problemáticas

A interrupção das aulas presenciais é tanto mais problemática quanto mais nova for a criança, disse a ex-ministra da Educação Isabel Alçada, em entrevista à agência Lusa.

“No pré-escolar as crianças estão numa etapa crucial do desenvolvimento. Hoje temos plena consciência de que muitíssimo se joga pelo facto de as crianças estarem ou não estarem no pré-escolar e de terem estímulos para o desenvolvimento nessa fase”, afirmou.

As competências cognitivas que as crianças adquirem no pré-escolar e no 1.º Ciclo são “muito importantes”, referiu Isabel Alçada, lembrando que o processo de aprendizagem da leitura e da escrita é “absolutamente estruturante de todo o percurso escolar” e requer uma atenção personalizada por parte do professor.

Numa situação de pandemia em que as crianças deixam de ir à escola, é “fundamental a forma como o professor gere a comunicação” e a dinâmica de grupo da sala de aula para induzir concentração e aperceber-se dos alunos que estão desatentos, para que “ninguém fique para trás”, defendeu.

“O facto de estarem em grupo tem sempre dois possíveis efeitos; pode gerar mais dispersão, mas também gera mais concentração, porque estamos num grupo, vemos que as pessoas estão concentradas num tema e de alguma forma há uma empatia que leva à concentração. Tudo isso é importante e neste momento não existe, porque as pessoas podem comunicar ‘online’, mas essa dinâmica de sala de aula neste momento não existe”, apontou.

A concentração ‘online’ é mais difícil, uma vez que o efeito da concentração coletiva não se processa, frisou. “O professor não percebe quais são os alunos que estão atentos e os que estão desatentos e depois há toda uma dispersão que se gera num contexto que não é o da aprendizagem habitual”, acrescentou Isabel Alçada, que fez carreira como professora e escritora de literatura infantojuvenil.

C/Lusa 

Pode também gostar

Imagem de Plano Regional de Igualdade de Género atualizado em breve

Plano Regional de Igualdade de Género atualizado em breve

Imagem de Orquestra de Bandolins faz homenagem ao maestro Eurico Martins (áudio)

Orquestra de Bandolins faz homenagem ao maestro Eurico Martins (áudio)

Imagem de Covid-19: Máscaras começam a ser distribuídas esta semana (Áudio)

Covid-19: Máscaras começam a ser distribuídas esta semana (Áudio)

Imagem de Marítima joga hoje com o Belenenses SAD

Marítima joga hoje com o Belenenses SAD

Imagem de Miguel Oliveira fecha em 17.º primeiros testes de MotoGP

Miguel Oliveira fecha em 17.º primeiros testes de MotoGP

Imagem de Crise do Benfica é mais do que evidente

Crise do Benfica é mais do que evidente

Imagem de SESARAM cria Núcleo de Apoio à Criança e Jovem em risco

SESARAM cria Núcleo de Apoio à Criança e Jovem em risco

Imagem de Primeiro-ministro de Israel acusa Macron de antissemitismo

Primeiro-ministro de Israel acusa Macron de antissemitismo

Imagem de Portugal grato ao êxito dos campeões olímpicos

Portugal grato ao êxito dos campeões olímpicos

Imagem de Duas turistas estão perdidas nas serras da Madeira

Duas turistas estão perdidas nas serras da Madeira

PUB
RTP Madeira

Siga-nos nas redes sociais

Siga-nos nas redes sociais

  • Aceder ao Facebook da RTP Madeira
  • Aceder ao Instagram da RTP Madeira

Instale a aplicação RTP Play

  • Descarregar a aplicação RTP Play da Apple Store
  • Descarregar a aplicação RTP Play do Google Play
  • Redes de Satélites
  • Frequências
  • Moradas e Telefones
Logo RTP RTP
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube
  • flickr
    • NOTÍCIAS
    • DESPORTO
    • TELEVISÃO
    • RÁDIO
    • RTP ARQUIVOS
    • RTP Ensina
    • RTP PLAY
      • EM DIRETO
      • REVER PROGRAMAS
    • CONCURSOS
      • Perguntas frequentes
      • Contactos
    • CONTACTOS
    • Provedora do Telespectador
    • Provedora do Ouvinte
    • ACESSIBILIDADES
    • Satélites
    • A EMPRESA
    • CONSELHO GERAL INDEPENDENTE
    • CONSELHO DE OPINIÃO
    • CONTRATO DE CONCESSÃO DO SERVIÇO PÚBLICO DE RÁDIO E TELEVISÃO
    • RGPD
      • Gestão das definições de Cookies
Política de Privacidade | Política de Cookies | Termos e Condições | Publicidade
© RTP, Rádio e Televisão de Portugal 2025