"Sobre equipamentos de proteção individual, que são fundamentais nesta batalha, prevê-se a chegada esta semana do mercado externo de 7,9 milhões de máscaras cirúrgicas, bem como de quatro milhões de respiradores FFP2 e FFP3", anunciou António Lacerda Sales.
Paralelamente, "o mercado interno está também cada vez mais a dar respostas, estando prevista a entrega esta semana de uma quantidade significativa de equipamentos, como luvas, batas, toucas e máscaras provenientes da indústria nacional", acrescentou o governante, explicando que o objetivo é reforçar a proteção dos profissionais de saúde no âmbito da luta contra a covid-19.
Lacerda Sales falava na conferência de imprensa diária no Ministério da Saúde sobre a evolução da pandemia no país.
Portugal contabiliza 928 mortos associados à covid-19 em 24.027 casos confirmados de infeção, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia.
Relativamente ao dia anterior, há mais 25 mortos (+2,8%) e mais 163 casos de infeção (+0,7%).
Das pessoas infetadas, 995 estão hospitalizadas, das quais 176 em unidades de cuidados intensivos, e o número de casos recuperados passou 1.329 para 1.357.
Portugal cumpre o terceiro período de 15 dias de estado de emergência, iniciado em 19 de março, e o Governo já anunciou a proibição de deslocações entre concelhos no fim de semana prolongado de 01 a 03 de maio.
C/Lusa