“Em breve as empresas do Porto Santo poderão submeter as candidaturas através do Balcão 2020” ao programa Adaptar-Madeira, disse Rui Barreto, numa deslocação àquela ilha.
O governante adiantou que o executivo “vai fazer um adiantamento de 50% do valor elegível, em despesas até 5.000 euros, em que 80% desse valor é a fundo perdido”, sublinhando que esta é “uma oportunidade para ajudar os empresários do Porto Santo”.
O Adaptar-Madeira visa apoiar, no contexto da pandemia de Covid-19, os empresários na reabertura dos espaços comerciais, prevendo como elegíveis todas as despesas realizadas com material de proteção individual, sinalética, máscaras e desinfetantes, refere a nota distribuída sobre esta visita de Rui Barreto ao Porto Santo.
No caso das verbas referentes aos Sistemas de Incentivos do Instituto de Desenvolvimento Empresarial (IDE), o executivo madeirense “está a fazer pagamentos a cada 15 dias”.
“Estamos a trabalhar à máxima velocidade possível, num tempo difícil, porque temos a noção de que tudo temos de fazer, e estamos a fazer, para ajudar as empresas. E ajudando as empresas estamos a ajudar os trabalhadores a garantir os postos de trabalho”, declarou o Secretário.
Nesta que é a primeira deslocação de Rui Barreto ao Porto Santo na qualidade de secretário regional da Economia, o governante visitou as cinco empresas instaladas no parque empresarial daquela ilha.
Aproveitou a ocasião para assegurar que os empresários do Porto Santo vão passar em ter um colaborador do IDE durante todo o ano, para serem apoiados em permanência no acesso aos diversos sistemas de incentivos, uma medida que será articulada com o gabinete da Vice-presidência.
Rui Barreto sublinhou que a deslocação ao Porto Santo visou “contactar com as empresas e dar nota do trabalho que o Governo Regional tem desenvolvido”.
Nesta visita, foi acompanhados pelo presidente do conselho de administração da Madeira Parques Empresariais, Gonçalo Pimenta, pelo presidente da Câmara Municipal do Porto Santo, Idalino Vasconcelos, e pelo adjunto da Vice-Presidência do Governo Regional, Roberto Silva.
Rui Barreto aproveitou a ocasião para destacar “o bom relacionamento” entre o Governo Regional e as instituições da ilha.