Trata-se de 3 casos importados (2 provenientes da Região Norte de Portugal e 1 da Alemanha) e 9 casos de transmissão local, na sua maioria associados a contactos de casos positivos anteriormente identificados. Os contactos de três destes casos encontram-se ainda em investigação.
• Sobre os casos confirmados hoje, a assinalar que:
– Um caso importado diz respeito a um profissional de saúde do SESARAM, EPERAM. A assinalar que, uma vez cumpridas as recomendações das autoridades de saúde, este profissional não compareceu ao serviço até ao resultado deste teste;
– Um caso de transmissão local diz respeito a um profissional do SESARAM, EPERAM, que se encontrava ontem em estudo. As restantes situações que se encontravam em estudo, não se confirmaram. As medidas de vigilância continuam em curso no serviço de saúde.
– Um caso de transmissão local diz respeito a um profissional não docente de um estabelecimento de ensino no concelho do Funchal, com ligação a um caso anteriormente identificado. O plano de contingência do estabelecimento está ativo.
– Um caso de transmissão local diz respeito a uma criança que frequenta outro estabelecimento de ensino no concelho do Funchal, e que permanecia em isolamento profilático após contacto com um caso positivo. O plano de contingência do estabelecimento está ativo.
Hoje há mais 9 casos recuperados a reportar, passando a Região a contabilizar 552 casos recuperados de Covid-19.
Até à data, foram registados 2 óbitos associados à SARS-CoV-2.
São 172 os casos ativos, dos quais 46 são casos importados identificados no contexto das atividades de vigilância implementadas no Aeroporto da Madeira e 126 são casos de transmissão local. Relativamente à residência dos casos ativos, 27 são não-residentes e 145 são residentes na RAM.
Relativamente ao isolamento dos casos ativos, 27 pessoas cumprem isolamento numa unidade hoteleira dedicada, 143 em alojamento próprio e 2 pessoas encontram-se internadas – 1 na Unidade Polivalente dedicada à Covid-19 e 1 doente na Unidade de Cuidados Intensivos dedicada à Covid-19.
Relativamente à vigilância ativa de contactos de casos positivos, 1388 pessoas estão a ser acompanhadas pelas autoridades de saúde dos vários concelhos da Madeira e no Porto Santo. No que respeita a vigilância de viajantes, 6247 pessoas estão também a ser acompanhadas pelas autoridades, com recurso à aplicação MadeiraSafe.
No total, há 182 novas situações que se encontram hoje em estudo pelas autoridades de saúde, 2 proveniente da operação de rastreio do aeroporto da Madeira e 180 relacionadas com contactos com casos positivos, situações reportadas à linha SRS24 ou pelo SESARAM.
Os contactos para a Linha SRS24 (800 24 24 20) totalizam agora 17887 chamadas, mais 159 chamadas nas últimas 24h.