O Governo Regional da Madeira entende não estarem reunidas as condições de segurança em termos de saúde pública para que o evento se realize e decidiu cancelar as festas que teriam lugar entre os dias 26 de fevereiro e 2 de março.
A decisão está a ser comunicada às associações e responsáveis pelas trupes, que este ano apresentaram um total de 19 candidaturas para o desfile de Carnaval.
O Governo Regional foi sensível às preocupações dos grupos envolvidos que transmitiram dificuldades na organização dos ensaios, pelo receio manifestado por parte dos participantes relativamente ao perigo de contágio.
Refira-se ainda que, ao contrário do que aconteceu na Festa da Flor que, em 2020 e 2021, pôde ser deslocada para outras alturas do ano sem prejuízo do seu propósito, as Festas de Carnaval não podem ser adiadas.
Para o Executivo Regional, a decisão mais acertada é assim a de cancelar os eventos previstos, esperando que, no próximo ano, seja possível voltar novamente a ter os foliões a desfilar nas ruas.
Ao nível nacional e mesmo internacional, as celebrações do Carnaval em 2022 estão a ser canceladas ou estão envoltas em indefinição. Em Portugal, a Câmara Municipal da Nazaré já cancelou todos os eventos alusivos ao Carnaval, incluindo desfiles e bailes de rua. A autarquia de Torres Vedras, município que tem um dos carnavais mais conhecidos do país, já fez saber que a festa não se poderá realizar nos moldes habituais. No Brasil, a maioria dos desfiles e festividades de Carnaval já foi cancelada, com destaque para o conhecido Carnaval da Bahia. Na Europa, e devido à incerteza causada pelo aumento de casos de COVID-19 devido à variante Ómicron, Veneza ainda não confirmou a realização presencial das festas de Carnaval.