Com base nas previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a autoridade marítima reforça que o vento vai ser “por vezes muito forte (entre os 62 e os 74 quilómetros por hora)”.
Quanto à ondulação, indica que as ondas podem ser entre os cinco e os sete metros na costa norte da Madeira, sendo até os cinco metros na parte sul, enquanto a visibilidade vai ser “boa a moderada, por vezes fraca”.
A capitania reforça as recomendações a toda a comunidade marítima e à população em geral para os cuidados a ter, tanto na preparação de uma ida para o mar, como quando estão no mar ou em zonas costeiras.
Devido a esta situação adversa, a Porto Santo Line, a concessionária da linha marítima regular entre as ilhas da Madeira e Porto Santo cancelou as viagens programadas para sábado, considerando não estarem reunidas as condições de segurança para os passageiros e o navio Lobo Marinho.
Também o Serviço Regional de Proteção Civil atualizou o balanço das ocorrências registadas desde quarta-feira, indicando que até às 16:00 de hoje foram sinalizadas 66 situações, sendo sobretudo quedas de árvores (23) e movimentos de massas (12), que empenharam 143 operacionais e 67 meios técnicos.
O arquipélago da Madeira está sob avisos de mau tempo até sábado, devido à passagem da depressão Francis, com chuva, vento e agitação marítima fortes, indicou o IPMA, sendo que as condições meteorológicas adversas estão a afetar a região desde a tarde de quarta-feira, 31 de dezembro.
O movimento no Aeroporto Internacional da Madeira – Cristiano Ronaldo está a decorrer hoje com normalidade.
Lusa