A capitania do Porto do Funchal prolongou esta noite os avisos de forte ondulação, vento e má visibilidade emitidos quinta-feira para os mares da Madeira até às 18:00 de sábado.
Na informação divulgada esta noite na Região, a autoridade marítima do arquipélago, citando as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, refere que a ondulação deve atingir os cinco metros nas costas Sul e Norte da Madeira.
Sobre a visibilidade no mar, aponta que será "moderada a fraca, por vezes má" e o vento de Su-sudoeste vai soprar "fresco a muito fresco, por vezes forte, até os 45 quilómetros/hora.
Devido a estas condições meteorológicas adversas, a capitania recomenda que "os proprietários ou armadores das embarcações tomem as devidas precauções para que estas permaneçam nos portos de abrigo".
A Porto Santo Line (PSL), a empresa proprietária do Lobo Marinho, o navio que assegura as ligações marítimas entre as ilhas da Madeira e Porto Santo, já informou o cancelamento das viagens programadas para esta noite e sábado, uma situação que afeta 283 passageiros.
A PSL prevê retomar as ligações no domingo.
O IPMA colocou o arquipélago da Madeira sob aviso laranja – segundo mais grave de uma escala de quatro — para a situação de chuva acompanhada de trovoada, vento com rajadas que podem atingir os 120 quilómetros nas zonas montanhosas e forte ondulação.
(Lusa)