A capitania do Porto do Funchal emitiu hoje avisos de agitação marítima forte e má visibilidade para o mar ao largo do arquipélago até às 06:00 de quinta-feira.
Devido a previsões de ondas até os quatro metros na costa norte e visibilidade fraca e por vezes má, a autoridade portuária regional recomenda aos proprietários das embarcações que tomem precauções para que estas permaneçam nos portos de abrigo
A informação da capitania tem por base as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que colocou o arquipélago da Madeira sob avisos laranja e amarelo para quarta e quinta-feira, devido a chuva ou aguaceiros fortes acompanhados de trovoada.
Segundo o IPMA, a partir das 00:00 de quarta-feira, todo o arquipélago da Madeira vai estar sob aviso amarelo devido à precipitação forte, acompanhada de trovoada.
O aviso amarelo é o segundo menos grave de uma escala de quatro e refere-se a uma "situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica".
A partir das 06:00 e até cerca das 15:00 de quarta-feira, o aviso passa a laranja também para todo o arquipélago.
O aviso laranja é emitido devido a uma situação meteorológica de risco moderado e elevado e é aconselhado às pessoas para se manterem ao corrente da evolução das condições meteorológicas e seguirem as orientações da Autoridade Nacional da Proteção Civil.
O aviso volta a ser amarelo a partir das 15:00 de quarta-feira e até cerca das 12:00 de quinta-feira.