Na informação divulgada, a autoridade marítima regional indica que o aviso tem por base as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) relacionadas com vento entre os 51 e os 62 quilómetros por hora de qualquer direção.
“Recomenda-se aos proprietários e armadores das embarcações que adotem as devidas precauções por forma a garantirem a segurança das mesmas”, refere a capitania.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu avisos amarelos e laranjas para precipitação na ilha da Madeira.
Segundo o IPMA, os efeitos da depressão serão sentidos de “forma indireta devido à aproximação e passagem de uma massa de ar tropical que circula o bordo sul da referida depressão e que irá atravessar este arquipélago”.
O IPMA prevê que a depressão Claudia tenha “impacto significativo” na Madeira entre a madrugada de quarta-feira e o final da manhã de quinta-feira, sendo expectável a “ocorrência de precipitação persistente e por vezes forte” neste período, acompanhado de trovoada, sobretudo na costa sul e regiões montanhosas da ilha da Madeira.
Os valores acumulados da chuva durante “seis horas, nomeadamente na madrugada e manhã de dia 12 (quarta-feira”) serão entre os “40 a 60 milímetros, com valores temporários de 20 a 30 milímetros numa hora”, ainda de acordo com o IPMA.
O aviso laranja é o segundo mais grave de uma escala de quatro.
Lusa