O aviso foi emitido com base nas informações do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) sobre a situação geral do tempo para a orla marítima da Madeira.
O IPMA colocou a costa norte da região autónoma sob aviso amarelo (o menos grave de uma escala de três) para a agitação marítima entre as 3h00 de sexta-feira e as 6h00 de sábado.
A capitania do Porto do Funchal indica no documento que as ondas na costa norte podem chegar aos 4,5 metros, enquanto na costa sul não deverão ser superiores a dois metros.
O vento soprará de noroeste “bonançoso a moderado, aumentando para moderado a fresco, por vezes muito fresco durante a tarde, rodando para norte”.
A capitania recomenda, assim, aos proprietários e armadores das embarcações que “adotem as devidas precauções por forma a garantirem a segurança das mesmas”.
Tal como o território continental (em particular as regiões Norte e Centro), a Madeira está a sentir os efeitos da depressão Ciarán, que está a afetar Portugal com vento por vezes forte, agitação marítima e precipitação.