“Apesar do cancelamento do aviso, recomenda-se aos proprietários e armadores das embarcações que adotem as devidas precauções por forma a garantir as respetivas condições de navegabilidade”, refere a Capitania em comunicado.
A autoridade recomenda que deve ser assegurada a existência de condições para a circulação em molhes de proteção dos portos, arribas, praias ou piscinas naturais, assim como as condições de segurança para a prática da pesca lúdica, em especial junto a falésias e zonas rochosas.
O arquipélago da Madeira encontra-se, no entanto, sobre aviso amarelo devido à previsão de chuva, por vezes forte, até às 13:00 de hoje.
O aviso foi emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que antes manteve a região sob aviso laranja entre as 21:00 de sexta-feira e as 09:00 de hoje.
O aviso amarelo, o menos grave numa escala de três, é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica, enquanto o aviso laranja, o segundo mais grave, é emitido sempre que existe situação meteorológica de risco moderado a elevado.