A capitania do Porto do Funchal emitiu hoje um aviso de "visibilidade má" para a orla marítima da Madeira, recomendando que as embarcações permaneçam nos portos de abrigo.
Na nota divulgada, a autoridade marítima madeirense indica que este aviso está em vigor até às 06:00 de sexta-feira e tem por base as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
No documento, a capitania refere que a visibilidade será "moderada a fraca, tornando-se gradualmente fraca a má", o vento será "por vezes muito fresco durante a tarde" de hoje e que as ondas serão na ordem dos 2,5 metros nas costas norte e sul da Madeira.
"Recomenda-se que os proprietários ou armadores das embarcações tomem as devidas precauções para que estas permaneçam nos portos de abrigo", pode ler-se neste aviso.
O arquipélago da Madeira está hoje sob ‘Aviso Amarelo’, o terceiro mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de chuva por vezes forte, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
De acordo com o instituto, a costa sul e as terras montanhosas da ilha da Madeira vão estar sob ‘Aviso Amarelo’ entre as 12:00 e as 20:59 de hoje devido à previsão de períodos de chuva por vezes forte.
O IPMA prevê para hoje na Madeira céu muito nublado, períodos de chuva a partir do início da manhã, sendo por vezes forte a partir do início da tarde e vento fraco a moderado do quadrante sul, tornando-se moderado a forte com rajadas até 70 quilómetros por hora a partir do final da manhã.
Nas terras altas, prevê-se vento moderado a forte, tornando-se temporariamente forte a muito forte com rajadas até 90 quilómetros por hora a partir do final da manhã, estando prevista uma pequena descida da temperatura mínima, que na zona do Funchal varia entre os 16 e os 20 graus Celsius