O Presidente da Câmara Municipal do Funchal, Paulo Cafôfo, marcou o primeiro dia das suas Presidências Abertas, denominadas "Encontros com as Pessoas", com o anúncio de cerca de 460 mil euros de investimento nas zonas altas de Santo António.
Para esta freguesia, um dos objetivos é incidir nos desequilíbrios estruturais da zona, melhorando a qualidade de vida de uma população muitas vezes esquecida. Em visita ao local no final da tarde de ontem, Paulo Cafôfo anunciou um investimento de 400 mil euros no prolongamento da Vereda do Boliqueime, a que se juntam outros 60 mil euros para a repavimentação do Caminho do Trapiche.
No Boliqueime, o objetivo será continuar a criar acessibilidades automóveis nas zonas altas de Santo António. O novo arruamento permitirá a ligação do Caminho do Trapiche a uma rotunda da Cota 500, que faz restabelecimento com o Caminho da Barreira. Terá uma extensão de 320m e constitui uma ligação viária alternativa ao que seria o prolongamento do alargamento da Vereda do Boliqueime, já construída em 2003. O projeto de execução da obra está a ser ultimado, estando a ser desenvolvidos, em simultâneo, contatos com os proprietários de terrenos afetados pela obra.
No Caminho do Trapiche, por sua vez, está em causa uma obra de renovação do pavimento existente (a norte da Cota 500), através da aplicação de uma nova camada de betão sobre a plataforma existente. A intervenção está integrada numa empreitada por concurso público que agrupa vários arruamentos, e cujo início de procedimento deverá ocorrer ainda esta semana, prevendo-se que possa ser executada este Verão.
Com um mês de Presidências Abertas dedicado a cada freguesia do Funchal, até abril de 2017, as visitas a Santo António vão continuar a bom ritmo, com visitas ao Centro Social e Paroquial da Graça e ao Ginásio Municipal da freguesia agendadas para a manhã desta sexta-feira.