"A Câmara Municipal de Machico vem por este meio repudiar veementemente a farsante acusação da ARM tentando transferir para este Município as consequências da sua própria incapacidade e incompetência no que à falta de recolha dos resíduos sólidos diz respeito, conforme foi público e vergonhosamente notório durante os últimos dias, resultando em indisfarçável prejuízo para Machico e para os machiquenses.
Não é verdade que esta Câmara não tenha colaborado. Ainda este domingo, os serviços camarários procederam, dentro das suas possibilidades, à recolha de lixo indiferenciado, que nada tem a ver com limpeza urbana, (que só à ARM compete recolher, pois é quem dispõe dos meios adequados para o efeito) em alguns pontos críticos da cidade de Machico, exatamente no percurso da procissão do Senhor dos Milagres (exemplos: ilha ecológica na Rua do Ribeirinho; contentores na Rua do General, junto à frutaria, etc – estes pontos estavam apinhados de lixo não recolhido pela ARM).
Não será difícil de perceber que a recolha naqueles locais não foi efetuada propositadamente para depois vir com total desfaçatez acusar a Câmara de Machico de uma situação que é da unica e exclusiva responsabilidade da ARM. Aliás, a empresa de Águas e Resíduos da Madeira é useira e vezeira deste tipo de estratégia com o propósito de atingir e denegrir a imagem do Município de Machico, seja com descargas de águas residuais para a ribeira e Baía de Machico; seja através de intervenções inqualificáveis e abusivas nas vias municipais; etc…, para depois vir tentar culpabilizar esta Câmara. A empresa pública ARM, conforme se pode aferir por estes e outros exemplos, comporta-se como uma espécie de braço armado partidário, discriminatória e atentatória daquilo que deve ser o serviço público, com a agravante de tentar fugir descaradamente às suas responsabilidades.
De uma vez por todas:
a) A recolha do lixo depositado nos contentores e junto aos mesmos é da responsabilidade da empresa ARM, a quem a população e as empresas pagam para o efeito;
b) A limpeza urbana, que tem a ver com varredura e limpeza das ruas e recolha de lixo das papeleiras, da responsabilidade camarária, nada tem a ver com recolha de resíduos sólidos de ecopontos ou de contentores de resíduos sólidos indiferenciados que compete exclusivamente à ARM recolher e tratar.
A Câmara Municipal não enfia a carapuça que a ARM de forma persecutória tenta impor e estaremos cá para denunciar todas estas manobras de desinformação e de gerar ruído estéril, por parte da ARM", conclui a Câmara de Machico, em comunicado enviado à redação e também publicado na página oficial da autarquia no Facebook.