Pedro Coelho, em representação da autarquia de Câmara de Lobos, recebeu no dia Municipal da Igualdade, em Lisboa, a Menção Honrosa «Viver em Igualdade» na presença do Ministro-Adjunto, Eduardo Cabrita e da Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, Catarina Marcelino, no âmbito da cerimónia de entrega dos certificados da 3.ª edição Prémio “Viver em Igualdade”.
Câmara de Lobos foi o único município da RAM a ser distinguido com este prémio.
O prémio “Viver em Igualdade” é uma iniciativa bienal, promovida pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, que tem por objetivo distinguir os municípios com boas práticas na integração da dimensão da Igualdade de Género, Cidadania e Não – Discriminação, quer na sua organização ou funcionamento, quer nas atividades por si desenvolvidas, quer nas políticas locais que implementam. Entre os objetivos desta ação, está a valorização da atuação das autarquias locais como fator de desenvolvimento local, numa ótica de respeito pelos direitos humanos, sem distinção de sexo, etnia, idade, deficiência, religião, orientação sexual ou identidade de género, fomentando o debate e a participação ativa dos munícipes na vida da autarquia.
A candidatura do Município de Câmara de Lobos, sob o título “Viver em Igualdade em Câmara de Lobos”, foi apresentada no passado mês de julho e envolveu os vários serviços da autarquia. Na candidatura a autarquia evidenciou o conjunto de ações realizadas em 2015 e 2016, tendo em vista a promoção da igualdade de género, cidadania e não-discriminação.