Saltar para o conteúdo
    • Notícias
    • Desporto
    • Televisão
    • Rádio
    • RTP Play
    • RTP Palco
    • Zigzag Play
    • RTP Ensina
    • RTP Arquivos
RTP Madeira
  • Notícias
  • Desporto
  • Especiais
  • Programas
  • Programação
  • + RTP Madeira
    Moradas e Telefones Frequências Redes de Satélites

NO AR
Imagem de Aparelhos auditivos e planos de saúde são as maiores queixas dos consumidores idosos
Foto: DR
Sociedade 1 out, 2024, 12:19

Aparelhos auditivos e planos de saúde são as maiores queixas dos consumidores idosos

As vendas de aparelhos auditivos, planos de saúde e purificadores de água são as que mais lesam os consumidores idosos, segundo a Direção-Geral do Consumidor, que apela ao recurso aos centros de informação e de resolução de conflitos.

Num comunicado hoje divulgado, quando se assinala o Dia Internacional do Idoso, a Direção-Geral do Consumidor (DGC) chama a atenção para a importância de proteger e empoderar os cidadãos mais velhos, alvos mais fáceis de burla.

Na nota, a DGC recorda que, devido às limitações físicas e cognitivas, dificuldade no acesso à informação e isolamento social, algumas pessoas idosas podem ter dificuldade em tomar decisões informadas, tornando-se “consumidores vulneráveis”.

A dificuldade em compreender os termos dos contratos, a exposição a abordagens agressivas que pressionam a compra de bens de que não precisam, a adesão a contratos que envolvem créditos de alto valor – que frequentemente não conseguem pagar -, a falta de conhecimento sobre os seus direitos e a dificuldade no cancelamento de contratos são os principais desafios para estes consumidores.

A DGC alerta para a importância das Entidades de Resolução Alternativa de Litígios de Consumo (RAL) e dos Centros de Informação Autárquico ao Consumidor (CIAC), serviços que integram o Sistema de Defesa do Consumidor e aos quais muitos idosos recorrem para pedir informação ou ajuda para resolver conflitos de consumo.

Entre os temas mais frequentes estão as vendas de aparelhos auditivos, de planos de saúde e de equipamentos purificadores de água, bem como os contratos de telecomunicações e de fornecimento de eletricidade.

“O contacto com os consumidores é feito, muitas vezes, ao domicílio (porta-a-porta), mas também através de telefone ou nos próprios estabelecimentos comerciais, sendo frequente a celebração de contratos de crédito associados a um contrato de compra e venda por idosos analfabetos”, avisa.

A DGC insiste na utilização dos centros de arbitragem de conflitos de consumo, que ajudam a resolver litígios de forma gratuita ou a custos reduzidos.

Como exemplo da importância de recorrer as estas instâncias, a DGC relata o caso de um consumidor, de 75 anos, que recorreu a um centro de arbitragem para pedir apoio em relação a um contrato de compra de dois aparelhos auditivos, no valor de 3.000 euros.

Segundo o relato, o consumidor foi atendido num estabelecimento que aparentava ser uma clínica, “por uma senhora com bata branca que era tratada por “doutora”, dando a entender que seria médica especialista em audição e o “pressionou” a celebrar um contrato para a compra dos aparelhos.

O consumidor, apesar de ser analfabeto, sabia assinar o nome e confiou nas informações que lhe foram transmitidas. Percebendo mais tarde que os aparelhos não funcionavam como esperado, tentou desistir da compra, mas não conseguiu.

A DGC conta que o consumidor acabou por procurar ajuda num centro de arbitragem, que ouviu as partes envolvidas e ditou a resolução do contrato, dando razão ao consumidor.

“A sentença de um centro de arbitragem é obrigatória, ou seja, tem força executiva igual à de um tribunal de 1.ª instância”, informa a DGC, acrescentando que as entidades de resolução alternativa de litígios de consumo também prestam informação gratuita e estão espalhadas por diversas zonas do país.

Segundo a informação divulgada, todo o território nacional está abrangido por, pelo menos, uma destas entidades/centros de arbitragem.

A DGC chama igualmente atenção para a importância dos CIAC, estruturas municipais que são uma solução de proximidade e de apoio gratuito ao consumidor. Atualmente há cerca de uma centena de municípios com estes serviços.

 

Lusa

Pode também gostar

Imagem de Escritora madeirense é semifinalista do prémio literário «Oceanos» (áudio)

Escritora madeirense é semifinalista do prémio literário «Oceanos» (áudio)

Imagem de Madeira volta a receber estudantes sul-africanos no próximo ano

Madeira volta a receber estudantes sul-africanos no próximo ano

Imagem de Cláudia Monteiro de Aguiar quer reforço de verbas para a frota de pesca

Cláudia Monteiro de Aguiar quer reforço de verbas para a frota de pesca

Imagem de Alexandre Camacho e Miguel Nunes testaram o Skoda Fabia Rally2 Evo (vídeo)

Alexandre Camacho e Miguel Nunes testaram o Skoda Fabia Rally2 Evo (vídeo)

Imagem de JPP denuncia a governação despesista do Governo Regional (áudio)

JPP denuncia a governação despesista do Governo Regional (áudio)

Imagem de Festas da Sé com 22 grupos (vídeo)

Festas da Sé com 22 grupos (vídeo)

Imagem de Pontassolense recebeu faixas e taça de campeão

Pontassolense recebeu faixas e taça de campeão

Imagem de Há 120 vagas de emprego para luso-descendentes em Portugal Continental

Há 120 vagas de emprego para luso-descendentes em Portugal Continental

Imagem de Governo volta atrás nos testes

Governo volta atrás nos testes

Imagem de Presidente da Câmara do Funchal em isolamento profilático

Presidente da Câmara do Funchal em isolamento profilático

PUB
RTP Madeira

Siga-nos nas redes sociais

Siga-nos nas redes sociais

  • Aceder ao Facebook da RTP Madeira
  • Aceder ao Instagram da RTP Madeira

Instale a aplicação RTP Play

  • Descarregar a aplicação RTP Play da Apple Store
  • Descarregar a aplicação RTP Play do Google Play
  • Redes de Satélites
  • Frequências
  • Moradas e Telefones
Logo RTP RTP
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube
  • flickr
    • NOTÍCIAS
    • DESPORTO
    • TELEVISÃO
    • RÁDIO
    • RTP ARQUIVOS
    • RTP Ensina
    • RTP PLAY
      • EM DIRETO
      • REVER PROGRAMAS
    • CONCURSOS
      • Perguntas frequentes
      • Contactos
    • CONTACTOS
    • Provedora do Telespectador
    • Provedora do Ouvinte
    • ACESSIBILIDADES
    • Satélites
    • A EMPRESA
    • CONSELHO GERAL INDEPENDENTE
    • CONSELHO DE OPINIÃO
    • CONTRATO DE CONCESSÃO DO SERVIÇO PÚBLICO DE RÁDIO E TELEVISÃO
    • RGPD
      • Gestão das definições de Cookies
Política de Privacidade | Política de Cookies | Termos e Condições | Publicidade
© RTP, Rádio e Televisão de Portugal 2025